Cidadeverde.com

Piauí já registra mais de 500 ocorrências de pipas na rede elétrica em 2021

Imprimir

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Um levantamento realizado pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Piauí, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, aponta que entre os meses de janeiro e abril de 2021 já foram identificadas 519 ocorrências de pipas na rede elétrica do Estado. O número é 10 vezes maior se comparado ao mesmo período de 2020.

Entre janeiro e dezembro de 2020, foram identificadas mais de 1000 ocorrências, prejudicando em intervalos, o fornecimento de energia para mais de 200 mil clientes, entre residenciais, industriais e comerciais.  

Ainda em 2020, os meses de maio (80 ocorrências), junho (309 ocorrências) e julho (325 casos) de 2020 foram os meses que mais concentraram ocorrências na rede envolvendo pipas, coincidindo com o período de maior predominância de fortes ventos, condição ideal para a prática dessa atividade no Piauí.

O levantamento aponta ainda cidades mais afetadas com ocorrências de falta de energia envolvendo pipas em 2020 e 2021 foram Teresina com 751 casos, Parnaíba com 95, Floriano com 46 e Ilha Grande com 28 ocorrências.

Foto: Divulgação/Equatorial

A concessionária alerta que, apesar de ser uma brincadeira bastante comum, é preciso ficar atento  aos riscos, pois as pipas, quando entram em contato com a rede elétrica, podem causar graves acidentes, às vezes até fatais.

“O perigo aumenta nesse período devido às condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da rede elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, interrompendo o fornecimento de energia elétrica e causando acidentes que podem ser até fatais. Quando esse tipo de acidente ocorre, pode afetar gravemente tanto quem está empinando a pipa quanto a população em geral, que pode ficar sem energia, ter seus eletrodomésticos queimados e prejudicar áreas essenciais nesse momento de pandemia. A brincadeira precisa ser feita com cuidado para resguardar o fornecimento de energia e principalmente a vida das pessoas", destaca o Gerente de Centro de Operações Integradas, Dênis Alfredo, alertando para os cuidados que precisam ser tomados para que a brincadeira com pipas se torne segura para todos.

Orientações

A distribuidora alerta para que ninguém tente resgatar uma pipa enroscada na rede, pois além de causar desligamento de energia, o acidente pode gerar vítimas. Fique atento:

  • Se as linhas das pipas ficarem presas em um fio elétrico, não tente resgatar. A recomendação sempre é brincar em espaços abertos, onde não haja cabos de energia. 
  • Evite soltar pipas em canteiros centrais das ruas e locais com fluxo de veículos e não utilize "rabiolas", pois elas podem enroscar nos fios elétricos, ocasionando choque.
  • Jamais utilize cerol, linha "chilena" ou papel alumínio na confecção da pipa, pois estes materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco não só a vida de quem brinca e das pessoas que circulam pelo local – pedestres, ciclistas, motociclistas.

 

 


Natanael Souza
Com informações da Equatorial PI
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais