Cidadeverde.com

Com UBS lotada, médica atende pacientes embaixo de árvore na zona Norte

Imprimir

A grande quantidade de pacientes na Unidade Básica de Saúde Valdinar Pereira, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, fez a médica Andreia Araújo Couto sair do consultório para atendê-los do lado de fora do posto para evitar aglomeração e diminuir os riscos de contágio pelo coronavírus. 

O ambiente aberto escolhido pela médica foi embaixo de uma árvore, ao lado da UBS. Andreia Araújo disse ao Cidadeverde.com que a Unidade Básica de Saúde ficou lotada no fim da manhã desta quarta-feira (19) com pacientes que buscavam vacinação da Gripe  e laudos que comprovem comorbidades para terem acesso à vacina contra a Covid-19. 

“A UBS ficou lotada de pacientes. O povo em pé, aglomerado e não tem ventilação para isso. Em plena pandemia, com o risco de contágio do coronavírus. Eu falei que ia embora, que não atender em aglomeração porque seria uma irresponsabilidade de todos do posto de saúde, inclusive minha. Eu ia sair, mas meus pacientes pediram por favor para atender e decidi pegar minha mesa, coloquei embaixo da árvore e comecei a atender lá”, disse a médica.

Fotos:obtidaspeloCidadeverde.com

A doutora Andreia Araújo é a mesma médica que entrou no carro de um paciente idoso, na frente da UBS Valdinar Pereira e o acompanhou até o Hospital do Mocambinho em busca de oxigênio.

“Do  mesmo jeito que entrei no carro do paciente pra levá-lo a um hospital para ele não morrer, no mesmo posto de saúde tenho que ficar agora embaixo da árvore pra me proteger e proteger meu paciente”,acrescenta Andreia.

A médica disse que o número de pacientes aumentou devido à busca por laudos de comorbidades. Por turno, uma média de 75 pessoas são atendidas pelos médicos e equipe de enfermagem.

“A Fundação Municipal de Saúde tem que dar informação para os pacientes. Às vezes, o paciente vai tomar a vacina e eles aceitam só laudo. Outras vezes pedem a receita e o laudo. Nisso ,os pacientes voltam para as UBSs. As pessoas ainda entram com os acompanhantes e lotam o posto de saúde. E muitas delas não têm direito ao laudo porque não possuem as comorbidades consideradas prioritárias. Isso acaba sobrecarregando o posto de saúde”, ressalta a médica.

A Fundação Municipal de Saúde reconhece o aumento da demanda e informou, por meio de nota, que a diretoria de Atenção Básica  orientou os coordenadores da UBSs para que organizem novos fluxos de atendimento.

"A Fundação Municipal de Saúde reconhece que existe um aumento na demanda por consultas nas UBS onde a população está buscando laudos para comprovação das comorbidades para a vacinação contra a Covid-19. A FMS segue o que o Ministério da Saúde exige no Plano de Vacinação que para algumas comorbidades apenas a receita serve como comprovação mas, para outras é exigido laudo médico.Todas as UBS possuem consultórios médicos para uso dos profissionais. A diretoria de Atenção Básica já orientou os coordenadores para que organizem novos fluxos de atendimento para evitar aglomerações e que todos os protocolos do Ministério da Saúde de prevenção à Covid são seguidos".

 

 

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais