Cidadeverde.com

Após entrega de relatório à Anvisa, governadores esperam aprovação da Sputnik

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Já está na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o último relatório técnico sobre a vacina russa Sputnik V. A entrega foi feita nesta sexta-feira (21) pelo governo da Bahia. A importação do imunizante foi vetada no final de abril pela Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa, por unanimidade. A justificativa foi de falta de dados consistentes e confiáveis. Com o novo relatório entregue, o Consórcio de Governadores do Nordeste acredita na aprovação rápida da vacina.

“O documento entregue nesta sexta-feira à Anvisa é o último que faltava. Agora, esperamos que o órgão de vigilância sanitária brasileiro cumpra a Lei 14.124/21, que autoriza a importação excepcional de imunizantes já aprovados em outros países e dê seu parecer favorável para o uso da vacina Sputnik V no Brasil”, disse o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, governador do Piauí e coordenador da temática de vacinas contra a Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores.

Para Wellington Dias, o documento comprova que a Sputnik V preenche todos os requisitos internacionais de segurança, eficácia na imunização e qualidade do produto, confirmados também pelo Comitê Científico Nordeste e por outros cientistas brasileiros. “Mais vacina é tudo o que os brasileiros e brasileiras precisam. Não é um jogo de palavras, é isso mesmo: vacinas já!”, acrescentou o governador do Piauí.

Já o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que, no ofício enviado à Anvisa, “foram respondidas todas as perguntas que a agência reguladora havia feito sobre a vacina”. E mais: foi anexado ao documento, ainda, o relatório do comitê científico que apoia as ações dos governadores do Nordeste, dando mais subsídios para análise. 

“Esperamos a aprovação imediata da Sputnik V. É uma luta que não vamos abrir mão porque, quanto mais rápido a gente vacinar a nossa população, mais rápido vamos reduzir o número de mortes e de pessoas internadas, e mais rápido voltaremos à normalidade social e econômica", afirmou Rui Costa.

Para os governadores do Consórcio do Nordeste, a vacinação da população brasileira é medida urgente para o controle da pandemia. Isso não só por causa do aumento do número diário de contaminados e mortos, mas também pelo registro da chegada ao Brasil da nova cepa indiana do coronavírus no Maranhão, esta semana, considerada ainda de maior letalidade.

Hérlon Moraes (Com informações do Consórcio Nordeste)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais