Cidadeverde.com

Bairros de Timon recebem mutirão de limpeza e Zoonoses Itinerante vacina animais

Imprimir

Foto: Divulgação/Prefeitura de Timon

Neste sábado (22) foi a vez dos bairros Marimar e Pedro Ceará receberem as ações do Programa Nosso Bairro, que hoje completa 21 edições. A prefeita Dinair Veloso acompanhou a execução dos trabalhos.

Os bairros irão receber, até a próxima sexta-feira (28), ações de limpeza, capina, roço, troca de lâmpadas apagadas, poda de árvore, desobstrução de galerias e esgotos, recolhimento de entulhos, dentre outros serviços.
Ação integrada

O superintendente de Limpeza Urbana, Carlos Zangirolami, conta que ,além dos serviços tradicionais já implementados pelo Nosso Bairro, neste sábado os moradores dos bairros Marimar e Pedro Ceará e região, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serão contemplados com as ações do Zoonoses Itinerante.

“Vale destacar que estamos seguindo todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus. Seguindo os protocolos, além das ações do Nosso Bairro, os moradores que possuem animais poderão ter acesso a atendimento veterinário no ponto do Zoonoses Itinerante que ficará até domingo em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro Marimar”, explica Carlos Zangirolami

Além da SLU, o programa Nosso Bairro tem a participação do Departamento Municipal de Iluminação Pública e Ouvidoria Geral, que escuta as demandas da população e encaminha às pastas responsáveis.

Zoonoses Itinerante

O diretor do Centro de Zoonoses de Timon, Marcos Moura, explica que o Zoonoses Itinerante tem como meta levar serviços veterinários aos locais que mais têm dificuldade de acesso.

“É um projeto para aquelas pessoas que moram longe do Zoonoses, que não possuem um transporte para levar os animais. Resolvemos ir até essas pessoas e nos unimos ao programa Nosso Bairro. Ondes eles forem, nós vamos também. Estamos levando vacinação antirrábica, consulta veterinária, teste rápido de calazar, orientação sobre posse responsável de cães e gatos, doação de animais, dentre outros”, explica.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Timon

Marcos Moura conta que, na edição de hoje, o Zoonoses Itinerante superou a meta de animais vacinados. Até às 11h foram 600 cães e 200 gatos imunizados contra a raiva.

“Estamos felizes porque alcançamos nosso objetivo. É uma ação muito importante”, acrescenta.

Veja todos os serviços que serão disponibilizados durante o Zoonoses Itinerante:

  • Vacinação antirrábica para cães e gatos;
  • Consulta com médico veterinário;
  • Testes para identificar a raiva;
  • Orientações sobre posse responsável de cães e gatos.
  • Teste rápido para calazar;
  • Desratização;
  • Ecologia e biologia dos insetos que inclui: Dengue, calazar, malária, cilariose, doenças de chagas, febre amarela silvestre;
  • Captura de morcegos e todos os tipos de animais peçonhentos.
  • Recolhimento de animal de relevância à saúde pública;
  • Doações de animais.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais