Cidadeverde.com

Empresa Júnior da Uespi oferece orientação jurídica gratuita

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

A Universidade Estadual do Piauí comemorou recentemente o primeiro aniversário da ConectJus, empresa jurídica júnior que presta orientação gratuita a pessoas físicas e jurídicas. Nesse período, o projeto foi responsável por orientar mais de 20 casos e por realizar mais de 50 eventos abertos ao público e capacitações internas.

Além do trabalho social desenvolvido neste momento de pandemia, a empresa constitui um meio efetivo de colocar acadêmicos em contato com a rotina profissional da área na qual estão se graduando. Toda orientação é desenvolvida por estudantes efetivamente matriculados no curso de Direito, em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e com supervisão e direcionamento das professoras orientadoras do projeto.

O trabalho não substitui o papel do advogado, uma vez que a atuação da empresa é estritamente informativa. Os casos que não podem ser resolvidos dentro da orientação jurídica e que demandam a prática efetiva da advocacia, são devidamente direcionadas para um profissional.

Para a presidente da ConectJus, Isabelly Machado, a oportunidade de integrar o projeto representa uma experiência de grande valor para o estudante, que é desafiado a enfrentar situações diversas. “Há casos extremamente simples, mas há aqueles que demandam muito estudo e dedicação. Recentemente, prestamos orientação a uma família que buscava ser contemplada pelo instituto da usucapião e isso foi muito marcante no desenvolvimento de todos que participaram desse caso”, relata a acadêmica.

“A ConectJus representa o perfil do futuro profissional do Direito, com características importantes para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. É composta por jovens com características plurais, como proatividade, senso de solidariedade e coletividade, empatia, aprendizagem intencional e espírito empreendedor”, ressalta a professora Patrícia Caldas, orientadora do projeto. 

Serviços

Dentre os principais serviços prestados pela ConectJus estão o Cadastro de MEI (Microempreendedores Individuais), elaboração e revisão de contratos em geral, emissão de pareceres, assessoria jurídica para pessoas físicas e jurídicas. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @conectjus.the.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Uespi