Cidadeverde.com

Novo comandante da Guarda Municipal toma posse em Teresina

Imprimir

Foto: Lucas Dias / Semcom

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa empossou, na noite desta quarta-feira (02), o novo comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, André Viana. O momento representa um marco na história da corporação por ser a primeira vez que um profissional de carreira assume o comando. A solenidade ocorreu no Parque da Cidadania e seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A posse contou também com a presença do vice-prefeito, Robert Rios; o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota; o coordenador estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira; além de secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, e das Guardas Municipais de José de Freitas, no interior do Piauí, e de Timon, cidade maranhense.

Dr. Pessoa destacou a importância dos agentes para Teresina e o potencial do empossado. “É um momento de alegria, de felicidade. O novo comandante tem um potencial de conhecimento enorme e tem um ponto muito forte que é a humildade. Os guardas municipais são importantes para completar o cuidado com o cidadão. A segurança é indispensável”, disse o prefeito.

André Viana fala dos desafios que vêm com a nova função, além de agradecer a confiança e a oportunidade. “Primeiramente, isso é um sonho. Nossa instituição avançar a esse ponto, chegar a ter como comandante um profissional de carreira. Tenho interesse que a instituição cresça, desenvolva um trabalho de excelência e esse é um passo importantíssimo para avançarmos. Sei que não será uma missão fácil, sei das minhas responsabilidades, mas também sei que é um trabalho de continuidade que já venho desenvolvendo desde janeiro quando fui convidado pelo coordenador de Segurança, coronel Nixon, a ser gerente de operações”, disse.

O coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota, destacou que a Guarda Municipal segue agora o padrão de outras Forças de Segurança que têm em seu comando, um servidor de carreira.

“É um momento histórico para a GCM, para prefeitura e para Teresina. Hoje, pela primeira vez, a GCM tem um um comandante da sua categoria, assim como é em qualquer tropa de elite, a exemplo da PM, do Exército, da PRF, da PF, entre outras. Nada mais merecido que seu comandante seja um membro da própria categoria”, disse Frota.

Atualmente, a GCM de Teresina conta com um efetivo de aproximadamente 400 homens e mulheres. O primeiro concurso público ocorreu em 2015, mas as atividades efetivas só tiveram início em 2017. Entre as principais atribuições da corporação, a missão de proporcionar segurança às instalações do município e ao patrimônio público através do monitoramento e do patrulhamento preventivo permanente, o que, consequentemente, dá também mais sensação de segurança à sociedade.
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais