Cidadeverde.com

Casa do Caminho retoma atividades socioeducativas com pessoas em situação de rua

Imprimir

Foto: Semcom PMT

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) retomou as atividades socioeducativas da Casa do Caminho, que atende pessoas em situação de rua e que estavam suspensas desde o mês de abril deste ano. A Casa do Caminho tem acolhido, em média, 15 pessoas em situação de rua devido à pandemia da Covid-19.

As atividades socioeducativas realizadas na Casa do Caminho é uma parceria da Semcaspi com a Fundação Padre Antônio Dante Civieiro (Funaci) e incluem: alfabetização, cinema, jogos recreativos, palestras, roda de conversas e bate-papo, reflexões dinâmicas, músicas, oficinas artesanais e outras.

De acordo Edson Araújo, coordenador da Casa do Caminho, as atividades socioeducativas tiveram uma pausa devido às mudanças no quadro de funcionários e que já foram retomadas com base nas demandas dos acolhidos e no planejamento técnico dos profissionais da unidade.

“Desde quando assumimos a Casa do Caminho, entendemos que havia a necessidade de ocupar aquele espaço ocioso da passagem das pessoas em situação de rua pela casa e buscamos preencher com algumas atividades socioeducativas. A proposta destas ações é deixar marcas positivas, empoderar, dar autonomia e fazer com que eles pensem e repensem um projeto de vida e consequentemente, um projeto de saída das ruas”, esclareceu.

Edson Araújo conta que a Casa do Caminho, que antes da pandemia funcionara em caráter de pernoite, tem acolhido 15 pessoas em situação de rua, sendo três mulheres e 12 homens.

“A Casa do Caminho tem acolhido aquelas pessoas que tivessem interesse em ficar em isolamento social. A população em situação de rua tem hábitos de vivências nas ruas, o que dificulta a institucionalização. Eles têm uma suposta liberdade vivenciada, diariamente nas ruas, o que os impede de querer estar em espaços de acolhimento, sobretudo em isolamento social. Tudo isso exige de toda nossa equipe um trabalho em conjunto triplicado no sentido de fortalecer e ampliar este trabalho aos acolhidos”, explicou.

A Casa do Caminho está localizada na Rua Presidente Lincoln, nº 4791, no Bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina, ao lado do Caps Norte.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais