Cidadeverde.com

Escritora Clara Mello ministra oficina de escrita criativa

Imprimir

Foto: arquivo pessoal


Escrita criativa: por onde eu começo? a dúvida persegue novatos a experientes. Para ajudar a pôr em prática suas ideias,  a escritora Clara Mello preparou um material que está disponível na internet.  

A oficina é voltada para o público jovem, adolescente e jovens adultos, que buscam desenvolver o hábito da escrita, e querem tirar suas ideias da cabeça e colocar em prática. 

A oficina de escrita criativa conta com parte teórica sobre gêneros literários, técnicas de autores consagrados, assim como conhecimentos utilizados no universo do roteiro audiovisual, além de práticas e exercícios desenvolvidos por Clara nos seus anos de trabalho com a palavra. É dividida em passos práticos e objetivos para levantar o seu texto do zero. 

Por conta da Pandemia da COVID -19 o projeto precisou ser adaptado. Sendo assim, ele foi produzido no formato digital, dividido em 8 videoaulas e um material de apoio em PDF, a serem distribuídos para escolas Piauienses para serem utilizados como material extracurricular e de apoio. Trata-se de um projeto realizado com recursos do Edital SIEC 2020, uma iniciativa do Governo do Piauí e da Secretaria de Cultura do Estado, junto com a Equatorial Energia. 

A oficina está disponível gratuitamente no Site Canal Educação (www.canaleducacao.tv). 

Sobre o canal educação: 

Para atender ao desafio de levar educação de qualidade às mais longínquas comunidades, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Educação do Estado –SEDUC, implantou o Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação.

Presente em todo o Estado, por meio de 384 escolas distribuídas na zona urbana e rural, além de comunidades quilombolas e presídios, o Programa tem como objetivo qualificar a oferta da educação básica, com mediação presencial, nas modalidades de ensino médio regular e profissional, elevando o índice de escolarização, a inclusão social e o prosseguimento nos estudos da sociedade piauiense.

Os alunos do Programa – jovens e adultos que desejam cursar o sistema regular de ensino – são, na maioria, pessoas que não têm acesso ao sistema regular de ensino, seja pelo difícil deslocamento, seja pela defasagem de idade ou condições financeiras, e que encontraram no Canal Educação a chance de um futuro melhor.

Sobre Clara Mello: 

Clara Mello começou a escrever aos 8 anos, quando lançou seu primeiro livro "As maluquices do papai", uma homenagem ao seu pai João Cláudio Moreno, e já começou a participar de feiras literárias para crianças. Aos 16 anos, em 2010, publicou seu primeiro romance "A casa de Isabel". Atualmente, tem 5 livros publicados. Seu trabalho mais recente é o livro de poesia "Vênus em câncer". É bacharel em Letras pela UFRJ. Também trabalha como roteirista para Cinema e TV. Trabalhou na série documental "Guardiãs da floresta", exibida no canal Cine Brasil Tv, na série de ficção "O síndico", nos longa metragens documentais "Encantadeiras" e "Vozes da floresta", todos realizados com apoio da Ancine e dirigidos por Betse de Paula. E na Websérie de animação para crianças "Família Super Notável". Também cria e expõe seus textos nas redes sociais, onde interage diariamente com seus leitores. Seus textos, livros, biografia completa e outras informações podem ser encontradas no site www.claramello.com 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais