Cidadeverde.com

No Piauí, mais de 3 mil empresas devem responder pesquisa do IBGE

Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (15) que mais de 3,5 mil empresas no Piauí estão sendo contactadas para responderem as pesquisas econômicas do órgão. Os dados são considerados fundamentais para o país.

Técnicos do órgão dão orientações para o preenchimento dos questionários. Em grande parte dos casos, os contabilistas são encarregados por responder ao IBGE. Os questionários são preenchidos em um programa de computador e as informações são transmitidas ao IBGE via internet.

Além de levantar informações sobre pessoal ocupado, salários, receitas, lucros, áreas de atuação, as pesquisas também servem de base para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). 

Compõem o conjunto de pesquisas econômicas a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Pesquisa Industrial Anual (PIA).

"A prestação de informações para fins de pesquisas é obrigatória e todos os dados fornecidos são confidenciais e usados exclusivamente para fins estatísticos, conforme prevê a legislação que ampara a atuação do IBGE (Decreto-lei n.º 161, de 13 de fevereiro de 1967; Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968; Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973)", informa o IBGE.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: IBGE