Cidadeverde.com
Entretenimento

Centro Histórico de Teresina recebe decoração junina que homenageia cidades piauienses

Imprimir

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou uma programação de lives durante o mês de junho e decorou todo o centro histórico de Teresina, desde a Avenida Antonino Freire até a Praça Pedro II, para celebrar as festas juninas impactadas pela pandemia da Covid-19. Toda decoração foi projetada pelo arquiteto Paulo Vasconcelos e foca na religiosidade do povo piauiense.

“Na Avenida Antonino Freire, fizemos uma homenagem aos municípios piauienses que têm denominação relacionada aos santos juninos, como São João da Fronteira, Santo Antônio de Lisboa, São Pedro do Piauí, etc. Fizemos uma pesquisa com as bandeiras desses municípios e temos um painel com o nome das cidades gravados em estilo junino”, conta o arquiteto.

No inicio da avenida, um painel contempla os três santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Na Praça Pedro II, foram feitos três arraiás, um para cada santo, que consiste em uma pequena igreja com pequenas janelas com local para fotos. A ideia principal, segundo o arquiteto, é evidenciar a religiosidade dos piauienses em tempos de pandemia.

“A decoração junina está dentro da nossa política de revitalização do centro histórico. Com isso, envolvemos mais de 50 artistas, entre artesãos e arquitetos, proporcionando renda para essa classe. Além da nossa programação virtual, que está acontecendo às terças-feiras no Theatro 4 de Setembro”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Uma novidade desse ano também é o drive-in junino, que será realizado na Central de Artesanato Mestre Dezinho nos dias 24, 25 e 26 de junho. Serão três sessões: às 19h, 20h e 21h. Os interessados podem reservar um voucher pelo site www.i9tickets.com. A entrada será 1 kg de alimento, por veículo, para ajudar os quadrilheiros e grupos juninos do estado.

 

Imprimir