Cidadeverde.com

Junta Expandido oferece residências artísticas gratuitas para estudantes e profissionais das artes

Imprimir

A partir do dia 22 de junho, a Ocupação Junta EXPANDIDO inicia uma série de três residências artísticas gratuitas para profissionais das artes e produção cultural do Piauí e do mundo. As inscrições já estão abertas para a residência "Afeto, Criação e Partilha – Produção Colaborativa como (Re)Existência”, proposta pela gestora cultural, atriz e fundadora da AFLORAR CULTURA, Cynthia Margareth, de São Paulo.

Após oferecer seis oficinas com artistas do Piauí, compartilhando experiências e saberes de diferentes formas de criação, a Ocupação na Escola Estadual de Dança Lenir Argento seguirá aprofundando o diálogo sobre produção cultural criativa e colaborativa e o fortalecimento de redes.

"Como preparar o profissional das artes para a produção como criação de rotas de trabalho, sem perder sua essência criativa e sua motivação? Como evidenciar a importância de estabelecermos redes de difusão?" Pensando nessas questões e considerando experiências acumuladas na produção e na sua atuação em coletivos e festivais, Cynthia Margareth criou a residência para capacitar agentes culturais "apostando na produção de projetos em equipe, num trabalho organizado de forma a promover a colaboração, a interdisciplinaridade e a motivação essencial ao processo, garantindo a plena execução do projeto e propiciando o fortalecimento não só da equipe, mas de cada indivíduo envolvido", explica ela.

Se você estuda ou trabalha com artes e gestão cultural, é artista, gestor/a ou produtor/a de companhias e festivais, as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho (segunda-feira) no site http://linklist.bio/expandido.    

Cynthia Margareth atua com foco na produção como eixo criativo, impulsionando ações colaborativas, criação de redes e a formação e coordenação de equipes de trabalho. Há 10 anos oferece ações de capacitação em produção cultural. Apresenta o solo (desmontagem cênica) "4, 5, 4, 3... Um passo por vez" integrando a sua atuação como produtora e atriz. Por 15 anos dedicou-se à coordenação de produção do LUME Teatro - Unicamp e à coordenação geral do Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas.

A programação do Junta EXPANDIDO acontece até setembro. Confira a programação de residências artísticas abaixo:

15 de junho a 1º de julho -  Residência “Afeto, Criação e Partilha – Produção Colaborativa como (Re)Existência” com por Cynthia Margareth (SP), gestora cultural, atriz, fundadora da AFLORAR CULTURA.

05 de julho a 23 de julho - Residência "Mulher Melancia" com a coreógrafa, professora, performer e cocriadora do JUNTA, Janaína Lobo

26 de julho a 13 de agosto – Residência “Tem criança na sua dança?” com Emanuella Souza, mestre em dança educacional, integrante do Núcleo de Estudos RODA GRIÔ e do corpo docente da Escola Estadual de Dança Lenir Argento; e Weyla Carvalho, mãe de três meninas e artista da dança.

O Junta EXPANDIDO na modalidade Ocupação é financiado pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí / Governo do Piauí / SIEC / Ministério do Turismo / Governo Federal e tem apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento - EEDLA. Para mais informações, acesse as redes sociais do Festival no Facebook e Instagram.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais