Cidadeverde.com

Coletivo urbano organiza vaquinha virtual para ajudar Orquestra Sinfônica e Balé da Cidade

Imprimir

A pandemia da Covid-19 afetou todos os setores da sociedade, e com os artistas não foi diferente. Sem poder se apresentar publicamente, para respeitar as medidas de distanciamento social, a Orquestra Sinfônica de Teresina e o Balé da Cidade tiveram seu alcance reduzido. Pensando nisso, o coletivo urbano In.Surge juntou-se aos dois grupos na iniciativa “A Arte mexeu comigo”, financiamento coletivo que irá viabilizar a construção de sites independentes para os dois projetos, além recompensas para os doadores, como uma apresentação virtual exclusiva e um “correio elegante” em vídeo.

A campanha de arrecadação estará aberta até o dia 26/07 e tem como meta arrecadar 45 mil reais. O dinheiro será utilizado na construção de um site portfólio para cada grupo, incluindo a capacitação de profissionais para gerenciar estes sites permanentemente. Além de mostrar os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica e pelo Balé da Cidade, incluindo agenda de apresentações, os sites também funcionarão como ferramentas para disponibilizar materiais didáticos, agendamento de aulas, oficinas e outras atividades participativas realizadas pelas duas entidades culturais.

“A Orquestra e o Balé fazem um trabalho incrível e tem uma importância gigantesca para a cultura de Teresina e do Piauí. Infelizmente esse trabalho foi comprometido pela pandemia, então nós, enquanto coletivo que busca desenvolver a afetividade urbana, queremos viabilizar uma forma de aumentar o alcance do que eles fazem, levando cultura para uma parcela maior da população através do ambiente virtual”, explica Mariana Fiúza, representante do In.Surge.

Além de contribuir com os dois projetos, os doadores também poderão obter algumas recompensas de acordo com o valor doado. A principal destas recompensas será disponibilizada para quem doar qualquer valor de R$ 15 ou mais: um ingresso para uma apresentação online exclusiva do espetáculo Corpônica, performance conjunta da OST e do Balé da Cidade. Depois da apresentação ao vivo, o espetáculo ficará gravado e será disponibilizado futuramente nos sites que serão criados. “Neste momento tão difícil, a internet pode ser um meio para que possamos continuar levando a cultura para todos, e agradecemos imensamente aqueles que possam contribuir com essa missão”, afirma o maestro Aurélio Melo, da OST.

A coordenadora artística do Balé da Cidade de Teresina, Janaína Lobo, conta que a ideia apresentada pelo In.Surge veio para contribuir com esse projeto de criação de site, que já era um desejo da Companhia. “A gente adorou a ideia do financiamento coletivo. A campanha está muito bonita. Ela apresenta tanto o Balé como a Orquestra através de pôsteres, tem o nosso livro, vídeos com coreografias e muitas outras recompensas. Alcançando o objetivo, a plataforma digital irá ajudar a construir passos para o futuro, para olhar para frente sempre aproximando e buscando novos públicos”, diz.

Para participar da campanha, basta acessar o site catarse.me/aartemexeucomigo , clicar em “Apoiar Este Projeto” e seguir as instruções. Além da apresentação do Corpônica, estão disponíveis várias recompensas, como bottons, camisetas, posters e até um Correio Elegante, em que o doador pode escolher uma das músicas da lista e indicar o contato da pessoa amada, que receberá um vídeo curto com uma pequena apresentação da OST ou do Balé da Cidade.

História

O coletivo In.Surge foi formado em 2018 do desejo de mostrar o que Teresina tem de melhor. Assim, foi organizado um mapa colaborativo, disponibilizado online, com dicas e ideias para diferentes públicos desfrutarem de momentos de lazer na capital piauiense.

A Orquestra Sinfônica de Teresina e o Balé da Cidade são duas instituições culturais que há décadas fomentam a cultura piauiense. São milhares de alunos atendidos por aulas gratuitas de música e dança, apresentações em teatros e espaços públicos por todo o estado e também no exterior, levando a arte do Piauí pelo mundo.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais