Cidadeverde.com

São Félix lidera ranking com 99% de vacinação contra a covid; veja lista das cidades

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O Cidadeverde.com  divulga o ranking das cidades com maior e menor aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Piauí, desde o início da campanha de imunização no estado.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Em primeiro lugar com maior percentual de aplicação está a cidade de São Félix do Piauí, com 99,3% de aplicação das doses recebidas. Já a cidade com menor percentual de aplicação é Corrente, com aplicação de 30% do total de doses recebidas. 

O percentual é calculado com base na quantidade de vacinas recebidas e aplicadas no município, considerando a primeira e a segunda dose. 




Na campanha nacional de imunização, o Ministério da Saúde envia os lotes das vacinas aos estados, que são responsáveis em distribuir aos municípios. A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos municípios. 

As regionais de saúde com maior aplicação de vacinas recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde foram de Fronteiras (91%), Amarante (87%) e Teresina (86%).
 


Vacinômetro

A Sesapi lançou uma plataforma online para acompanhar a vacinação nos municípios. Essa plataforma não substitui o sistema do Ministério da Saúde, que também precisa ser atualizado (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).

O Vacinômetro da Sesapi “disponibiliza informações detalhadas sobre o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí”, além de comprovar a aplicação das doses. 

Com a lentidão da atualização por parte dos municípios, a Sesapi informou que vai pagar R$ 1,50 por cada dose registrada no Vacinômetro.


Dados

O Piauí já recebeu do Ministério da Saúde 1.694.079 doses de vacina. A Sesapi já distribuiu aos municípios 1.558.062 doses. Pelos dados, os municípios já aplicaram 878.920 vacinas na primeira dose e 319.707 vacianas na segunda dose. Com os municípios há 359.435 vacinas para aplicação de primeira e segunda dose. 

No momento, a Sesapi possui 134.017 doses de reserva para a segunda dose e 2.000 de reserva técnica de segurança

Ao todo, 26,78% da população do estado recebeu a primeira dose. Somente 9,75% da população recebeu a segunda dose do imunizante. 

Veja mais:

Entenda a obrigação de cada ente federado no processo de vacinação

 


 




Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais