Cidadeverde.com

“Levanta-te, Vem para o Meio” apresenta resultados da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Imprimir

Foto: Ascom

O serviço “Levanta-te, Vem para o Meio”, desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), realiza na quinta-feira, dia 24 de junho, a live “Trabalho Acessível – resultados e desafios”, apresentando o alcance das ações de inclusão das pessoas com deficiência (PCD´s) no mercado de trabalho em Teresina. A live será transmitida a partir das 16h, ao vivo pelo YouTube da Arquidiocese de Teresina, diretamente do auditório São Paulo VI.

Durante o evento, que vai apresentar como foi o desenvolvimento do projeto, a coordenação do serviço realizará um bate-papo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jeane Araújo, sobre a lei de cotas e o fortalecimento da cidadania das pessoas com deficiência em Teresina. Na ocasião, também haverá um momento de diálogo com empresas parceiras sobre inclusão social, bem como a participação de PCD´s beneficiados pelo projeto e apresentações artísticas.

Desenvolvido desde outubro de 2020, por meio de parceria com a Organização Mundial do Trabalho (OIT) e o MPT, o Projeto Trabalho Acessível busca fortalecer o banco de talentos do serviço Levanta-te com cadastros de PCD´s aptos para serem inseridas no mercado de trabalho. Mesmo tendo sido implementado em meio às dificuldades que a pandemia impôs, o projeto de busca ativa alcançou bons resultados e chega a junho de 2021 com 202 pessoas com deficiência cadastradas e 36 inclusões diretas no mercado de trabalho.

O projeto é realizado por uma equipe de profissionais que conta com assistente social, comunicóloga, mobilizadores sociais e intérpretes de libras atuando na captação de cadastros de PCD´s e na articulação de parcerias com as empresas. A assistente social do projeto, Rafaella Menezes, destaca o sentimento diante do alcance das ações do Trabalho Acessível.

“É muito gratificante chegar ao final da primeira etapa do projeto e termos grandes resultados. De março até aqui o aumento do número de cadastros em nosso banco de dados foi bem importante, com perfis diferenciados, de pessoas com grandes potenciais. É grande o orgulho de consolidar um banco de dados com 202 cadastros qualificados, além de conseguirmos articular um trabalho em rede no qual as instituições abraçaram a causa em prol da inclusão da pessoa com deficiência”, finalizou.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (PI), Jeanne Araújo, pontua que o Trabalho Acessível se diferencia de outros projetos de inclusão por realizar uma busca ativa e um encaminhamento criterioso de pessoas com deficiência a serem incluídas no mercado de trabalho. “Esse trabalho, além de viabilizar a inclusão, possibilita às pessoas com deficiência a realização de suas atividades em empresas, contribuindo para eliminar as diversas barreiras e preconceitos ainda existentes no mercado de trabalho”, acrescenta.

O serviço “Levanta-te, vem para o Meio”

Desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA) desde 2010, o “Levanta-te, Vem para o Meio” faz história na defesa e na inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, atuando para criar oportunidades e condições de emprego acessíveis. A iniciativa surgiu buscando proporcionar uma cultura inclusiva na capital do Piauí, com incentivos para o desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência através da parceria com empresas dos mais diversos segmentos.

Para cumprir sua missão de promover com excelência a pessoa com deficiência, além de cadastrar e intermediar o contato entre seus assistidos e as empresas, o Levanta-te desenvolve ainda um trabalho de destaque na capacitação das PCD´s, fortalecendo suas qualidades e potenciais. De acordo com Marcos Júnior, coordenador do Levanta-te, através de seu trabalho o serviço atua para combater também o falso o entendimento de que não há mão de obra qualificada entre as PCD’s.

“Nosso cadastro mostra exatamente o contrário, ainda mais agora com os resultados obtidos na primeira etapa de busca ativa do projeto Trabalho Acessível. Temos pessoas com deficiência prontas para trabalhar nas mais diversas áreas e com os mais diversos níveis de qualificação”, afirma.

Comemorando 11 anos de atuação em 01 de julho, o “Levanta-te, Vem para o Meio” já cadastrou mais de 7 mil pessoas com deficiências aptas para o mercado de trabalho, tendo contribuído diretamente para a inclusão de cerca de 4 mil PCD´s nos mais diversos postos de trabalho em Teresina, através de parcerias com 86 empresas.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais