Cidadeverde.com

Número de partos na maternidade cresce 6% nos primeiros meses de 2021

Imprimir

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) já registra o aumento de 6% no número de partos quando comparado os meses de janeiro a maio dos anos de 2020 e 2021.  No ano passado, nos meses de janeiro a maio, nessa maternidade, que é referência no estado, nasceram 2.892 bebês. Neste ano, no mesmo período, foram 3.080 bebês nascidos no local. 

Em todo o ano de 2020, a MDER contabilizou 6.977 partos. O diretor geral Francisco Macedo comenta que o aumento está dentro do esperado. Ele conta que, por ano, é esperado cerca de 7 mil nascimentos. 

No momento, o diretor explica que não é possível fazer uma relação direta entre o aumento do número de nascimento e o período de pandemia Covid-19, em que mais casais passaram a ficar mais tempo em casa.

“Uns meses nascem menos, outros meses nascem mais. Chegamos ao fim do ano sempre na média de 7 mil partos na maternidade. Quando for em dezembro nós poderemos ter uma estatística mais precisa e dizer o quanto aumentou, se manteve o mesmo índice do ano passado ou se teve uma redução”.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é referência para atendimento de média e alta complexidade. Ela atende todo o Piauí e também recebe pacientes de outros estados, principalmente Maranhão. Nesse período de pandemia, o local possui ala de atendimento voltada para gestantes infectadas pelo novo coronavírus. 

Foto: Roberta Aline




Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais