Cidadeverde.com

Justiça determina que prefeito de Buriti dos Lopes intensifique combate à Covid-19

Imprimir

Foto: Reprodução/Facebook 

Uma decisão judicial determinou que a prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (Progressistas), adote medidas de contenção ao aumento de casos de covid-19. Entre as ações determinadas para a gestão do município, na região norte do Piauí, está a intensificação das ações de fiscalização nos comércios locais para garantir o cumprimento dos decretos do governo estadual e as medidas sanitárias expedidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), como o controle do fluxo de pessoas para impedir aglomerações. 

Outra medida determinada na decisão judicial, proferida pelo juiz Carlos Augusto Arantes Júnior, é a promoção de fiscalizações diárias em bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e no Terminal Rodoviário de Buriti dos Lopes, também para garantir o cumprimento das orientações sanitárias. No caso do terminal de ônibus, também fica determinado que a prefeitura implemente ações de controle dos passageiros que desembarcam no local.

Outra ação a ser feita pelo município consiste no aumento da frequencia do serviço público de coleta domiciliar e de lixo e limpeza de vias públicas, durante o período de pandemia do novo coronavírus, dentro das condições operacionais e orçamentárias. Aos trabalhadores desse segmento, deve ser fornecidos Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual.

Por último, o município de Buriti dos Lopes deve formar equipes de vigilância sanitária, de epidemiologia e de fiscalização em barreiras sanitárias nos limites com outros municípios, em quantidade suficiente para a cobertura de todo o território municipal.

A decisão, foi motivada após uma ação civil pública impetrada pelo promotoria de justiça do município.

As medidas mencionadas devem ser executadas no prazo de 15 dias. Em caso de descumprimento, o prefeito Júnior Percy (Progressistas) e a prefeitura de Buriti dos Lopes podem pagar multa diária de R$ 20 mil.

De acordo com dados da Secretaria de Estado  da Saúde, Buriti dos Lopes já registra 1279 casos confirmados e 33 óbitos em decorrência da Covid-19. 

Outro lado

O Cidadeverde.com tentou contato com o prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy, para que ele comentasse a decisão judicial, mas não obteve sucesso. O espaço permanece aberto para esclarecimentos. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais