Cidadeverde.com

Vacinação em Porto é suspensa após tumulto em fila; Polícia Militar é acionada

Imprimir

Uma suposta irregularidade na distribuição de senhas para a vacinação da Covid-19 gerou tumulto na cidade de Porto, a 183 km de Teresina. Horas depois, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a programação para esta quinta-feira (1º) estava suspensa na cidade. O Cidadeverde.com apurou que a confusão iniciou após pessoas receberem a senha para a vacinação sem terem enfrentado fila. 

Um morador relatou ao Cidadeverde.com que muitas pessoas chegaram ao Poliesportivo Raimundo Bacelar de Carvalho durante a madrugada de hoje para conseguir uma das 350 senhas a serem disponibilizadas para a vacinação. Ele relatou que muitos moradores “madrugaram” na fila e não conseguiram senha enquanto outras receberam mais de uma ficha já pela manhã. 

“Ficaram distribuindo senhas aleatoriamente para pessoas que nem estavam na fila. Então, quem chegou de madrugada viu e não aceitou. Disso, começou a confusão”, comentou. 

O sargento Jota Luiz, do policiamento militar de Porto, foi acionado até o local. Ao Cidadeverde.com, o sargento contou que a Polícia Militar foi acionada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 

O policial disse que não poderia confirmar nenhuma irregularidade de distribuição porque precisava uma apuração mais detalhada. Ele confirmou que a Polícia Militar suspendeu a vacinação e disse que pessoalmente vai distribuir as senhas para a população para evitar novos conflitos. “As senhas serão entregues por ordem de chegada, será uma senha para cada pessoa”. 

“A denúncia chegou pelo secretário de saúde e por uma enfermeira. Disseram que uma pessoa lá invadiu o local e quebrou uma mesa, criando um tumulto. Essa pessoa já foi identificada. O pessoal falou de entrega de senha, mas não posso confirmar. Eu mesmo suspendi. Eu vou entregar pessoalmente por ordem de chegada, uma senha pra cada pessoa”, comentou o sargento. O rapaz apontado em quebrar a mesa deverá se apresentar para prestar esclarecimentos. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto informou que “foi cancelada a vacinação contra à Covid-19, programada para acontecer hoje, 01/07, no Poliesportivo Raimundo Bacelar de Carvalho”.

“Informamos que a população invadiu o local de vacinação, onde pessoas quebraram equipamentos da equipe. A necessidade de cancelamento se fez preciso tendo em vista que a integridade dos profissionais da Saúde estava em risco. Em breve, uma nova data será marcada”.

A Secretaria Municipal ressalta que “toda semana acontece vacinação no município, motivo pelo qual não precisa pessoas agirem dessa forma. Reiteramos que a gestão municipal trabalha com o objetivo de imunizar toda a população local”. 

Na terça-feira (29), a Prefeitura de Porto iniciou a vacinação para o público em geral a partir dos 18 anos de idade.  O boletim Covid da Secretaria Municipal de Porto, do dia 28 de junho, informa que a cidade já confirmou 823 casos do novo coronavírus. Atualmente, apenas 11 estão ativos. A cidade registra oito mortes por Covid-19.  No momento, há 16 casos suspeitos e 2.104 foram descartados. 

 

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais