Cidadeverde.com
Últimas

Vacinação contra a gripe na população em geral começa dia 12 em Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 11h20

A partir da próxima segunda-feira(12) a população em geral vai receber a vacina contra a Influenza (gripe) em Teresina. A decisão saiu depois que o Ministério da Saúde liberou doses para o público em geral. 

A FMS afirma que 70 Unidades Básicas de Saúde nas zonas urbana e rural estarão disponibilizando a vacinação. E que esta semana ainda segue com a vacinação dos grupos prioritários.
 
 “Esta semana será feito o trabalho de busca ativa, com os agentes comunitárias de saúde, para tentarmos atingir o máximo do percentual dos grupos prioritários”, adianta a coordenadora da vacina contra a influenza, Adriana Sávia. 
 
As pessoas que tomaram a vacina da Covid podem se vacinar contra a gripe no 15º dia após ser imunizada contra o novo coronavírus.
 
A necessidade das pessoas se vacinarem contra a gripe é destacada pela diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. 
 
“Essa vacina tem contribuído para a saúde das pessoas porque imuniza contra três vírus e tem eficácia comprovada com a redução de casos graves que evoluem para pneumonia viral e outras doenças. Essa é uma boa oportunidade para toda a população se vacinar contra a gripe”, diz. 
Doses de vacinação contra a gripe aplicadas em Teresina do início da campanha até hoje (05)
 
Grupos Prioritários / Nº Vacinados / Cobertura (%)
Crianças (6 meses a < de 6 anos) 50.803 doses aplicadas =75,2%
Gestantes 6.444 doses aplicadas = 64,0%
Puérperas  1010 doses aplicadas = 61,0
Povos indígenas 164 = 54.6%
Trabalhadores da saúde 19.261 = 58,4%
Idosos com 60 anos e mais 76.681 =77,0%
Professores 7.680 = 64,0%
Comorbidades 7.629 = 19,1%
Pessoas com deficiência permanente 470 = 39,2%
Caminhoneiros 57 =2,5%
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso 48 = 6,0%
Forças de Segurança e Salvamento 590 = 13,1%
Forças Armadas 55 = 3,4%
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade 136 = 9,1%
População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas 56 = 3,5%

Matéria original

Toda a população acima de seis meses de idade pode tomar a vacina contra a Influenza (gripe). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde que ampliou a imunização no último sábado (03). A programação para aplicação, no entanto, fica a cargo de cada município que, segundo a pasta, já foi comunicado da “liberação”.

Desde abril, apenas grupos prioritários estavam sendo imunizados, mas até o momento, só 42% da meta nacional foi atingida.

De acordo com o ministério, a campanha de vacinação contra a gripe conta com 80 milhões de doses de vacinas, que já foram distribuídas. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas. Até agora, 34,2 milhões de pessoas estão imunizadas.

"Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) ainda estuda a logística de liberação das doses no Piauí, para emitir a notificação aos municípios. Até a semana passada, apenas 50% do público alvo no Piauí tinha ido aos postos para imunização.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que não foi notificada da decisão e que as doses continuam sendo aplicadas no público-alvo. 

VACINA INFLUENZA x COVID-19

Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Imprimir