Cidadeverde.com

IPHAN abre processo de tombamento do Complexo Meduna

Imprimir

Fotos: Roberta Aline

O Ministério Público do Piauí vem acompanhando a situação do Complexo Arquitetônico do Sanatório Meduna. Após assembleia realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, o tombamento do local foi aprovado. Nesta segunda-feira (05), foi aberto o processo de tombamento do Complexo Meduna a nível federal, pelo Ministério do Turismo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O trabalho para preservação do local se deu por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural, que tem como titular a promotora de Justiça Gianny Vieira.

O Meduna ainda mantém sua arquitetura monumental, com traços neoclássicos e neocoloniais, característicos dos anos 1950.

"O tombamento do antigo Sanatório Meduna, capela e entorno já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, que encaminhamou à Prefeitura de Teresina, mas que até agora não homologou o tombamento a nível municipal. Nós temos cobrado do poder executivo esse tombamento, seguimos todo o rito legal, falta apenas o prefeito concluir esse processo. Qualquer intervenção sem anuência dos órgãos competentes, como o CMPC de Teresina será considerado dano ao patrimônio", disse o presidente do CMPC, João Henrique Vieira.

 


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais