Cidadeverde.com

Inaugurado laboratório de verificação de hidrômetros em Teresina

Imprimir

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), coronel Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior, participou da inauguração de um laboratório de aferição de hidrômetros, nesta terça-feira (06), parceria com a Águas de Teresina. Ele explica que essa ferramenta dá segurança tanto para o consumidor quanto para a própria empresa, pois desvios podem ocorrer de ambas as partes.

Em caso de suspeita de fraude, o próprio consumidor poderá solicitar a fiscalização no laboratório situado na Avenida Frei Serafim, 1929, Centro. A verificação será feita por um fiscal do Imepi, órgão do Inmetro no Piauí, que possui formação específica para a atividade.

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

"Seja por parte da empresa ou do consumidor, necessitando por qualquer motivo, se desconfia ou apenas quer ter certeza sobre que medidor está correto, a demanda é encaminhada para o Imepi e no laboratório que foi inaugurado hoje faz a verificação, inclusive, na presença do consumidor. É um dado a mais que não acontece em outros estados. O consumidor vai poder acompanhar a verificação do instrumento e sair com a garantia que aquele instrumento está medindo corretamente", disse Marcos Heleno. 

O presidente do Inmetro diz que há um esforço do Inmetro para tornar o consumidor a parte central do sistema de vigilância. 

"99% dos acessos na internet são feitos pelo celular. Nosso grande desafio hoje é ter um aplicativo na mão do consumidor para que, naquele momento, no estabelecimento que ele tiver, possa registrar qualquer suspeita de não conformidade. O desenvolvimento do aplicativo está em curso", destaca o coronel Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais