Cidadeverde.com

Com Felipão, Grêmio estanca gols sofridos e tenta agora vencer no Brasileiro

Imprimir

O empate contra o Internacional e a vitória diante da LDU (EQU) em Quito são resultados recentes que animaram o Grêmio -nem tanto pelos placares, de 0 a 0 e 1 a 0, respectivamente, mas pelo fato de o time tricolor não ter sofrido gols.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Após enfileirar partidas com fragilidade defensiva, a equipe resistiu nos jogos pelo Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. A próxima missão é evoluir para conseguir criar mais dentro da proposta de jogo de Luiz Felipe Scolari.

A equipe tricolor tenta ainda conquistar sua primeira vitória na atual edição do Brasileiro, pela qual visitará o Fluminense às 21h deste sábado (17), no Maracanã. Com três empates e seis derrotas até aqui, o Grêmio é o lanterna da competição.

O "modo Felipão" foi ativado no Equador. Com até seis jogadores na defesa, o Grêmio assistiu à LDU ter a posse da bola e acumular 18 finalizações ao longo do jogo. Gabriel Chapecó, no entanto, precisou fazer só duas defesas difíceis durante a partida.

Depois do Gre-Nal 433, para o qual Scolari teve 50 horas para preparar o time, a vitória fora de casa foi triplamente comemorada -por representar o fim do jejum de nove jogos sem vencer, pela equipe ter marcado um gol depois de cinco partidas, e pelo resultado ter dado uma injeção de ânimo no elenco.

"Tivemos a felicidade de não levar gol nos dois gols. Mas precisamos trabalhar para evoluir e chegar a um nível para não sofrer como hoje [terça-feira (13)]. Só bons resultados dão tranquilidade para buscar algo mais, principalmente na parte psicológica" disse Felipão.

Internamente, o Grêmio entende que jogar como jogou contra a LDU não vai ser viável de forma frequente. Ou seja, a equipe precisa ter mais repertório com e sem a bola. O problema é conseguir criar leque de alternativas sem tempo para treinar.

Durante deslocamento para Quito e no retorno a Porto Alegre, a comissão técnica tratou de conversar com os jogadores sobre posicionamento e funções em campo. O desafio foi montar de forma clara planos para aproveitar a posse de bola, de maneira rápida, objetiva.

O próximo passo, na avaliação gremista, é ser capaz de controlar o jogo um pouco mais longe do gol de Gabriel Chapecó. Além disso, Felipão quer aumentar o número de chances ao longo do duelo. No Equador, foram apenas três finalizações em toda a partida.

A evolução gremista será posta à prova agora contra uma equipe embalada: o Fluminense vem de vitória na Libertadores, sobre o Cerro Porteño (PAR), e ainda se mantém próximo ao G-4 no Brasileiro, na sétima colocação e com triunfo na rodada anterior, diante do Sport.

JEREMIAS WERNEK
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais