Cidadeverde.com

EUA impõem novas sanções contra Cuba após onda de protestos na ilha

Imprimir

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Na primeira ação concreta do presidente Joe Biden para colocar pressão sobre Cuba desde o início da nova onda de protestos na ilha, o governo americano anunciou nesta quinta-feira (22) uma nova rodada de sanções contra o regime comunista.

"Este é apenas o começo; os EUA continuarão a punir os responsáveis pela opressão do povo cubano", disse o democrata, pouco após o anúncio das medidas.

De acordo com o site do Departamento do Tesouro, as sanções foram impostas contra o general Alvaro Lopez Miera, ministro das Forças Armadas Revolucionárias, e uma unidade de segurança do Ministério do Interior por violações de direitos humanos durante a repressão às manifestações, as maiores registradas em Cuba em décadas.

Os efeitos imediatos da medida ainda não estão claros, mas a expectativa é de que consistam em congelamento de bens em território americano, bem como a proibição de viagens aos EUA. Esse tipo de ação tem um efeito mais simbólico que prático, com o intuito de denunciar e expor alvos da política externa de Washington.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, criticou as novas sanções em uma rede social. "[O governo dos EUA] deveria aplicar a si mesmo a Lei Magnitsky pelos atos de repressão cotidiana e brutalidade policial", disse o chanceler, referindo-se à lei americana que impõe sanções aos cidadãos de todo o mundo que cometerem abusos de direitos humanos e atos de corrupção.

Rodríguez alegou também que o Departamento de Estado americano está pressionando países europeus e latino-americanos a condenarem o regime cubano. Enfatizou o nome do presidente brasileiro: "Descaradamente, Jair Bolsonaro está oferecendo apoio."

Joe Biden havia prometido, na campanha presidencial de 2020, reverter algumas das políticas anti-Cuba do governo Donald Trump, mas o anúncio desta quinta-feira sugere pouco apetite para retomar a aproximação, que havia sido ensaiada na era Barack Obama.

Por outro lado, políticos americanos disseram à agência de notícias Reuters que o governo também busca maneiras de aliviar o sufoco cubano e ao mesmo tempo manter o regime comunista sob pressão. Cuba está sob embargo comercial e econômico dos EUA há seis décadas, medida hoje sustentada pelo lobby doméstico de cubanos exilados nos EUA, mas que não tem grande apoio da comunidade internacional.

Em entrevista ao jornal americano The Washington Post, um oficial sênior da Casa Branca disse, sob anonimato, que reunir um pacote de evidências que comprovem abusos das autoridades cubanas é um trabalho que poderia levar semanas. Em vez disso, Biden teria feito com que os departamentos de Estado e do Tesouro "abandonassem tudo o que estavam fazendo" para dar prioridade às novas sanções.

Na terça-feira (20), a Casa Branca havia dito que o governo Biden formaria um grupo de trabalho para revisar a política de envio de remessas de dinheiro para a ilha. O objetivo seria determinar uma maneira de cubano-americanos mandarem dinheiro para suas famílias e ao mesmo tempo garantir que esses fundos não caiam na mão do regime liderado por MIguel Díaz-Canel.

Os EUA também trabalham com o setor privado e com o Congresso para buscar maneiras de tornar a internet mais acessível em território cubano, disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, ao pedir que as autoridades da ilha restabeleçam completamente a internet, que havia sido cortada após os protestos.

O regime cubano acusa os manifestantes de serem financiados pelos americanos e convocou, no último sábado (17), uma multidão de apoiadores às ruas de Havana para reafirmar os ideais da Revolução Cubana e reiterar as críticas a Washington.

Enquanto isso, grupos residentes nos EUA e contrários ao embargo americano organizaram uma campanha de financiamento e anunciaram nesta quarta (21) a doação de 6 milhões de seringas para ajudar na campanha de vacinação contra a Covid em Cuba. Dois milhões já teriam sido entregues no porto de Mariel.

A ação foi coordenada pela Global Health Partners, organização que há décadas envia suprimentos médicos à ilha, e arrecadou US$ 500 mil (R$ 2,6 milhões) para a compra das seringas. O regime cubano alega, desde o início da crise sanitária, dificuldade para adquirir insumos em razão do embargo americano.

À agência France-Presse, Medea Benjamin, cofundadora do grupo feminista Codepink, um dos que participaram da campanha, disse que, ainda que o embargo não impeça o envio de ajuda humanitária, ele torna o processo para isso "demorado e difícil".

"É muito difícil encontrar uma empresa disposta a vender, ainda que seja legal. Elas têm medo, e o mesmo acontece com as companhias navais, sempre aterrorizadas pelo governo dos EUA e pela represália dos cubano-americanos de direita", afirmou.

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: EUACuba