Cidadeverde.com

Balé da Cidade de Teresina é objeto de pesquisa em doutorado na Bahia

Imprimir

Foto: Ascom FMC


O Balé da Cidade de Teresina foi convidado a participar de um projeto de pesquisa de doutorado da Universidade Federal da Bahia. O convite veio do doutorando Matias Santiago Júnior e irá incluir a companhia na pesquisa “As noções de trabalho na dança em grupos, companhias e coletivos brasileiros e suas relações com as políticas culturais”, sob orientação da profª Dra. Lúcia Matos.

Para a pesquisa, Matias Santiago tem encontrado virtualmente a equipe do Balé da Cidade para conversas sobre a profissão e o fazer dança com o objetivo de tentar identificar noções de trabalho na dança a partir daqueles que fazem a dança no Brasil e também tentar entender em que medida essas noções se relacionam com as políticas culturais desenvolvidas entre 2007 e 2022 no Brasil. A ideia é tentar aproximar os trabalhos dos artistas da dança com a lógica das políticas culturais na relação do fomento e da estruturação do setor.

“Ter a participação do Balé da Cidade de Teresina é bastante importante para a gente ter a noção do trabalho construído por esses trabalhadores que já têm uma relação direta com as políticas culturais, ou seja, são companhias de danças que por si só já são iniciativas culturais. Perceber os trabalhos nesses lugares, para mim, é muito interessante”, diz Matias Santiago.

Chica Silva, diretora do Balé da Cidade de Teresina, conta que a companhia ficou entusiasmada em poder participar da pesquisa.

“É animador receber esse tipo de convite. O primeiro encontro que tivemos com Matias foi instigador. Ele trouxe várias inquietações que nos fizeram entrar em debates interessantes sobre o nosso primeiro contato com a dança. E essa é mais uma forma da Companhia fazer parte também de estudos teóricos pelo país”.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que atua há 28 anos no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações gratuitas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 19 integrantes e possui contrato de gestão com a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e da Organização Social de Utilidade Pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina e tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais