Cidadeverde.com

Soraya Castelo Branco lança “Porto Salgado” em homenagem a Parnaíba

Imprimir

Fotos: Chico-Rasta

A cantora Soraya Castelo Branco lançou no dia 30 de julho de 2021 uma nova música, chamada “Porto Salgado”, composta pelo parnaibano Israel Correia e produção musical de Davi Scooby, já disponível em todas as plataformas digitais. A cantora, que é natural de Parnaíba, faz um retorno às suas origens e mostra com muito orgulho essa canção, que é um marco para a sua história e para a história de Parnaíba.

“Essa música traz uma força de toda a minha ancestralidade, por ser da ilha de Parnaíba. Quando ela foi gravada eu só tinha doze anos e foi gravado um LP com várias músicas de vários cantores, e foi um disco que me marcou muito, principalmente essa música “Porto Salgado”. Então para mim foi uma coisa linda ver todas aquelas pessoas que eu já conhecia na minha infância ali gravando e cantando. Foi exatamente ali que despertou a essência musical, de querer ser cantora, foi a partir desse LP que foi muito marcante para mim. E carrega toda uma energia de querer mostrar a minha cidade, de mostrar as belezas do Delta e de colocar a nossa riqueza lá no alto”, diz Soraya Castelo Branco.

“Porto Salgado” fala não só sobre o porto e as atividades laborais existentes no local, mas também sobre a crise econômica, o ressurgimento de Parnaíba depois dessa crise e, principalmente, em um retorno das afetividades que nasceram e surgiram naquele espaço.

Segundo o autor, Israel Correia, ele criou a música inspirado na saudade que tinha das lavadeiras do tempo de criança, que lavavam as roupas no porto do cais, além de outros personagens que viviam em torno da beira do rio e que tinham uma vida sofrida. Por isso, ele cita “porto de vida salgada”, além disso é uma lembrança de quando via a ponte em construção dominando o cenário e que posteriormente abriu novas possibilidades na região, criou rotas para o turismo, modificando a vida e transformando a paisagem.

Junto com a música, foi lançado um lindo clipe, que tem a assinatura de Chico Rasta no roteiro, direção e imagens. Conta que a ideia era enaltecer as riquezas da região, por isso as pesquisas direcionaram o foco para o Guará, ave símbolo do Delta, e isso ajudou a também definir paleta de cores, figurino e outros detalhes visuais.

“Além do Guará, a história da região, paisagens naturais, o curso do Rio Igaraçu e a arquitetura antiga influenciaram bastante na inspiração para peça audiovisual”, acrescenta Chico Rasta.

 

“Porto Salgado”, que já tem uma longa história, inclusive tendo ganhado em 1982 o Festival Universitário Livre (FUNIL), ganha nova vida e sonoridades na voz e interpretação de Soraya Castello Branco, basta clicar aqui para ouvir na sua plataforma preferida. Israel Correia arremata ”eu chorei de emoção e fiquei arrepiado do começo ao fim da execução da música, eu nunca imaginei que uma música minha fosse passar dos cem anos, pois Porto Salgado completa quarenta anos em 2022 e na voz de Soraya vai se perpetuar por mais sessenta”.

Ficha Técnica Música

Letra e Música: Israel Correia
Voz: Soraya Castello Branco
Produção, Arranjos, Piano, Baixo e Programação de Cordas: Davi Scooby
Violão: Gregório Neto
Guitarra: George Paiva
Bateria: Bruno Moreno
Gravação: Macuco Estúdio, Altec Estúdio e Vig Estúdio
Mixagem e Masterização: Maurício Cajueiro

 

Ficha Técnica do Clipe

Direção e Roteiro: Chico Rasta
Imagens: Chico Rasta, Vinícius França e César Vieira
Montagem e Colorização: Vinícius França
Participação Especial: Gregório Neto
Apoio: Projeto Rota Combo, Ecoadventure Tour e Catamaré Food Boat
Patrocínio: Prêmio Maria da Inglaterra, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, SIEC, Secretaria de Cultura do Piauí, Governo do Estado do Piauí, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais