Cidadeverde.com

150 anos: casarões de Amarante recebem reforma para alavancar turismo

Imprimir

 

Para comemorar os 150 anos de Amarante, o prefeito Diego Teixeira (PP) inaugurou ontem ( 4) a primeira etapa do programa VivAmar,  ação de requalificação dos casarões da cidade que visa aumentar o potencial turístico da cidade. 

A monumento histórico escolhido para iniciar o projeto foi o Alto do Da Costa e Silva, que inclui o morro e escadaria que levam o nome do poeta amarantino.  O programa leva a assinatura do arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus. 

As obras são realizadas pela Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e serão executadas pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios. 

A história de Amarante em sete Patamares

Com 77 degraus distribuídos em sete patamares, a requalificação da escadaria ‘Poeta Da Costa e Silva’ foi pensada e executada para contar a história do povo e das riquezas de Amarante. Os patamares são divididos em:  Os primórdios, Os colonizadores portugueses, Os negros, O Velho Monge, As letras, O extrativismo e A Cana de Açúcar. Os desenhos foram realizados pelo grupo Cactus. 

Museu Casas de Amarante será inaugurado em setembro

Em setembro será entregue o Museu “Casas de Amarante”, segunda etapa do projeto  VivAmar. Será o primeiro museu do Brasil que reunirá peças históricas em oito estações. O roteiro inclui o Museu do Divino, o Museu da Dança, o Museu da Igreja Batista, a Botica , que é a primeira farmácia do Piauí e visita aos demais museus e casarões históricos da cidade.

CORREDOR CULTURAL

A terceira etapa, que será entregue no mês de outubro, inclui o corredor cultural do Mercado ( atual sede da Prefeitura). O conjunto arquitetônico da área será requalificado com a pintura dos casarões, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual. 

150 ANOS DE AMARANTE

Além do programa VivAmar, outras obras marcam os 150 anos da cidade. “Os 150 anos vêm marcados pela consolidação de grandes transformações. Entregamos o Centro de Recreação e Educação Infantil  e o Posto de Saúde dos Dois Coqueiros. Fizemos a maior obra de calçamento que a zona Rural já viu. Também implantamos o programa Viver Bem, que constrói e aluga casas para famílias em situação de vulnerabilidade social.  São ações que transformam a vida das pessoas”, explica o prefeito Diego Teixeira.

Foto: Prefeitura Amarante

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais