Cidadeverde.com

Dengue: Vigilância e Sesapi colhem sangue de menina morta

Imprimir

A Vigilância Sanitária e a Secretaria Estadual de Saúde colheram amostras de sangue da menina Letícia Aquino, 4 anos, morta ontem possivelmente vítima de dengue hemorrágica. Segundo o médico Carlos Flávio Bonfim, diretor da UTI do Hospital Prontomed, ela deu entrada ainda na quarta-feira, dia 25, pela primeira vez.

Dr. Carlos Flávio
A garota apresentava os sintomas febre, tosse e dores abdominais. Foi atendida e os exames detectaram uma virose inespecífica, ficou em observação e depois foi liberada. Na sexta, ela retornou ao hospital sentindo as mesmas dores, mas o exame de sangue constatou que ela tinha 686 leucócitos. O normal seria de 5 mil a 10 mil. De acordo com o médico, o quadro dela teve uma evolução rápida. Na quarta-feira ela tinha 2.800 leucócitos. Segundo ele, normal para quem estava com uma virose.

"Como o sistema imunológico estava baixo, nenhum antibiótico que ela tomasse estava fazendo efeito. Teve falência hematológica e choque séptico com evolução para infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos. Isso está no atestado de óbito", disse. Foi colhida amostra de sangue pela Sesapi e pela Vigilância Sanitária para detectar se foi dengue hemorrágica ou outro tipo de doença.

“Não é um quadro exclusivo de dengue hemorrágica. Mas os sintomas também podem se manifestar, evoluindo para tal doença”, finalizou o médico.
 
Matéria relacionada

Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: