Cidadeverde.com

Projeto Pioneiros desafia jovens a desenvolver ações sustentáveis em suas comunidades

Imprimir

 

A jovem Jennifer Rafaele, de 16 anos, foi uma dos 20 estudantes selecionados para participar do projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Teresina com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de transformação social nas comunidades locais. A iniciativa também possibilitará que esses jovens conheçam um pouco do universo do saneamento básico, a partir de visitas e atividades de campo com profissionais da concessionária.

“Me sinto lisonjeada em ter sido uma das escolhidas para participar do Pioneiros, acredito q vai ser uma experiência muito importante para o meu desenvolvimento. Espero aprender muito com o que todos os profissionais têm para ensinar e espero desenvolver um ótimo projeto”, diz Jennifer Rafaele.
A expectativa da jovem é espelhada no exemplo da estudante Daniela Hanna, 17 anos, vencedora da etapa local e da etapa nacional do projeto Pioneiros, que reuniu outras concessionárias do grupo Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Teresina faz parte. Com o projeto “Mude os Hábitos, Mude o Mundo”, Daniela mudou comportamentos na comunidade Vila Irmã Dulce, onde hoje acontecem, regularmente, oficinas de reciclagem que geram renda aos moradores.

“A Daniella foi uma bela surpresa. Ela mudou a cara da comunidade dela, transformando a iniciativa em um projeto de vida. Hoje, a comunidade recicla material e com a venda, compra cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade. Ou seja, além de ter sido a grande ganhadora, não parou e tem feito diferença dentro da comunidade dela”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo.

O exemplo de Daniela é o desafio dos novos participantes. “Nos próximos meses, os jovens Pioneiros vão passar a conhecer o passo a passo do trabalho desenvolvido pela Águas de Teresina. A ideia não é competir, mas fazer a diferença na vida dos outros, desenvolver algo que transforme a rotina da comunidade e favoreça o meio ambiente, porque esse é o nosso negócio, a gente vem para fazer a diferença”, pontua.

Para o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, o projeto também representa um apoio na formação de jovens para o mercado de trabalho. “Estamos muito felizes com mais essa edição, na qual jovens promissores receberão o cuidado de nossa equipe de colaboradores, passando por várias áreas, conhecendo a empresa mais de perto. Temos a certeza de que desenvolverão excelentes projetos”, reforça.

O Projeto
O Pioneiros está em sua terceira edição e busca valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens teresinenses a partir do contato direto com profissionais da Águas de Teresina. Entre as atividades, constam workshops e palestras on-line com gestores da empresa, além de visitas em instalações operacionais e atividades programadas em campo.

Sobre os encontros
Os encontros tiveram início no dia 17 deste mês. Serão, ao todo, doze momentos on-line com os gestores das concessionárias. Nos workshops e palestras, serão abordados temas como: Liderança e Protagonismo, Visão Geral do Saneamento Básico, Dicas para Falar Bem em Público, Como Elaborar um Projeto, entre outros assuntos. Haverá ainda atividades em campo, com datas a serem definidas. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de conhecer diferentes profissões e carreiras de forma aplicada e vivenciar um pouco do ambiente corporativo.

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais