Cidadeverde.com

Prefeitura do Rio libera público no Maracanã em 3 jogos do Flamengo em setembro

Imprimir

A prefeitura do Rio aceitou a solicitação do Flamengo e liberou a presença de público em três jogos da equipe a partir do duelo com o Grêmio, em 15 de setembro, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Foto - Alexandre Vidal - Flamengo

Essa partida e outras duas vão servir como eventos-teste na capital fluminense, e vão permitir a ocupação de 35% a 50% da capacidade do Maracanã.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio apresentou na segunda o parecer técnico favorável à proposta do Flamengo.

A decisão consta em nota técnica assinada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A pasta afirmou que a liberação está condicionada "ao cumprimento rigoroso do protocolo sanitário apresentado".

Além do duelo pela Copa do Brasil, os outros jogos em que será permitida a entrada dos torcedores são Flamengo x Grêmio, este pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 19 de setembro, e Flamengo x Barcelona de Guayaquil, pela semifinal da Copa Libertadores, em 22 de setembro. 

O público permitido em cada uma das partidas será de 35%, 40% e 50% da capacidade do Maracanã, respectivamente.

Os torcedores que quiserem assistir às partidas no estádio terão de seguir uma série de medidas sanitárias.

O protocolo prevê distanciamento de um metro nos assentos, exigência do uso de máscara facial, apresentação de comprovante de vacinação e teste antígeno ou RT-PCR de covid-19 negativo, realizado nas 48 horas anteriores a cada jogo.

Para comprar o ingresso e acessar o estádio, o público precisará se cadastrar num sistema online e fazer upload do comprovante de vacinação. 

A compra do bilhete só poderá ser concluída com o resultado negativo do exame de covid-19. Apenas laboratórios credenciados pelo Flamengo poderão fazer a coleta, e o resultado será enviado para o torcedor e para os organizadores.

Os torcedores poderão entrar no estádio com recipientes de álcool em gel 70%, (até 100 ml) e vão receber pulseiras coloridas, de acordo com os quatro setores do Maracanã em que vão se acomodar para assistir ao jogo.

Depois de cada partida, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que fará o acompanhamento dos torcedores por 15 dias, a partir dos dados informados pelo laboratório, na tentativa de conter a disseminação do vírus, caso haja registro de infectados.

O Flamengo ficará responsável pelo planejamento e monitoramento operacional nas proximidades e entrada do estádio no dia dos jogos, bem como a comunicação aos torcedores quanto à necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários.

A liberação de torcida ocorre depois de o Flamengo enviar à prefeitura, por duas vezes, documento em que apresentava um plano para a realização dos eventos-teste.

A prefeitura já havia permitido a presença de convidados no Maracanã neste ano na final da Copa Libertadores da temporada passada, em janeiro, e na decisão da Copa América, em julho. 

Nos dois casos houve aglomeração fora e dentro do estádio e descumprimento dos protocolos sanitários, o que levou a prefeitura a multar a CBF e a Conmebol. O Flamengo também já disputou jogos com torcida no estádio, mas em Brasília, no Mané Garrincha.

O Rio de Janeiro é o epicentro da variante Delta no Brasil e mais de 90% dos casos recentes da doença na cidade foram da variante detectada originalmente na Índia.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais