Cidadeverde.com

Piauí se aproxima da marca de 1 milhão de imunizados contra a Covid-19

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O Piauí se aproxima da marca de 1 milhão de imunizados contra a Covid-19. De acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), até o momento, 920.300 pessoas completaram o esquema vacinal. Para considerar a imunização completa leva-se em consideração quem já tomou as duas doses dos imunizantes que precisam de reforço (CoronaVac, AstraZenca e Pfizer), ou a dose única da Janssen. 

Segundo o sistema, 38,70% da população vacinável está completamente imunizada contra a doença. 

“Estamos nos aproximando de um milhão de pessoas com o esquema completo, dado importante para o estado do Piauí, que segue com responsabilidade, e total comprometimento na realização da campanha. Isso traz como consequência os números observados nestas últimas semanas quanto à ocupação de leitos de UTI”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

No estado também já tomaram a primeira dose 1.953.867 pessoas, o que possibilitou uma cobertura vacinal de 84,23% da população vacinável do estado. Ao todo os municípios piauienses já aplicaram 2.874.167 doses.

“A população vacinável levada em conta, pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, são todos os adultos acima de 18 anos e grupos prioritários (2.378.190). Já o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) considera, para contabilizar os dados, os números do Datasus, estipulados em 3.281.480 milhões”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães. 

O Piauí também alcançou a cobertura de primeira dose de mais 60% em todas as faixas etárias acima de 25 anos. Já com relação à segunda dose, 50% do grupo acima de 55 anos já completou o seu esquema vacinal. 

De acordo com os dados do PNI, o Piauí também configura entre os três estados do nordeste que mais aplicaram as doses de vacinas, com relação ao quantitativo recebido. Foram 3.288.741 recebidas e 2.874.167  aplicadas, o que possibilita uma cobertura vacinal de 87,4%. No cenário nacional o estado encontra-se na 9ª posição. 

“Do relatório da semana passada para esta, nós percebemos um avanço na posição em que o Piauí ocupa. Pulamos da 10ª no ranking nacional para a 9ª e do 4º para o 3ª lugar entre os estado do Nordeste”, enfatiza Herlon Guimarães.


Com informações Sesapi
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais