Cidadeverde.com

Idoso de 67 anos é preso por maltratar cachorros em residência na zona Leste de Teresina

Imprimir

Foto: DPMA

Oito cachorros foram resgatados de situação de maus-tratos em uma residência localizada no bairro São João, zona Leste de Teresina, na manhã desta quinta-feira (23). Segundo o titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), delegado Emir Maia, o tutor dos animais é um idoso de aproximadamente 67 anos que mora sozinho no local.

De acordo com o delegado Emir Maria, o crime foi denunciado anonimamente por uma pessoa que relatou ouvir bastante choro dos cães.

“Nós recebemos a denúncia ontem de que havia alguns animais que estavam chorando bastante em uma residência. Nós fomos hoje de manhã ao local com um perito médico que constatou que os animais estavam passando por maus-tratos, fome, com os pelos caindo e desnutridos”, explica o delegado.

Ainda segundo o titular da DPMA, o idoso foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina e deverá responder pelo crime de maus-tratos a animais.

“Demos voz de prisão e o tutor foi encaminhado para a Central de Flagrantes. Ele deve responder na Justiça pelo crime de maus-tratos por oito vezes, já que foram encontrados oito animais”, ressalta Emir Maia.

Os cachorros resgatados foram levados ao Centro de Controle de Zoonoses de Teresina.

Crime contra animais

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

Rebeca Lima
redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais