Cidadeverde.com

Após recorde de incêndios, governo proíbe queima controlada em todo Piauí

Imprimir

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) publicou portaria que proíbe a prática de queima controlada em todo estado. Segundo a pasta, a medida busca diminuir a quantidade de focos de incêndios que, atualmente, vêm consumindo grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí. Em caso de infração, o responsável está sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa.

"Fica vedado em todo o território do Estado do Piauí, o uso do fogo em todas as suas formas, durante o período compreendido entre 23 de setembro a 30 de novembro de 2021, inclusive mediante queima controlada em práticas agropastoris e florestais, como meio de limpeza de pastagem, preparo do solo para o plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras práticas com finalidades semelhantes", determina portaria.

Foto: Reprodução/Whatsapp

O Programa de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revelou que nos primeiros 20 dias de setembro o Piauí registrou 3.949 focos de incêndio, sendo o terceiro estado com mais casos no país. O número é maior que a soma de todas queimadas registradas no mesmo período de janeiro a agosto.

“Os números mostram aquilo que estamos vendo na prática, a maioria dos municípios do Sul do Estado estão se desdobrando para apagar os incêndios que a todo instante aparecem em diversos lugares. Eles são provocados pelo homem, fruto de nossas práticas culturais da queima do lixo, da retirada do mel e da queima de áreas para o plantio. Precisamos mudar essas atitudes para o bem de todos”, destaca Sádia Castro, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O período de proibição da queima controlada poderá ser prorrogado se as condições climáticas e meteorológicas apresentarem desfavoráveis para o emprego do fogo.


Por Marcos Cunha, com informações da Semar
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais