Cidadeverde.com
Geral

Taxa de resultado positivo para a covid volta a crescer no Piauí, revela Lacen

Imprimir

 

O índice de positividade para casos de covid-19 voltou a crescer no Piauí. Segundo dados de um levantamento realizado pela Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fiocruz, na semana passada a taxa de positividade dos testes RT-PCR aumentou em 10% no Laboratório Central do Piauí, o Lacen.  

Atualmente, a taxa de positividade é de 24,82%. Isso significa que a cada 100 testes realizados no laboratório, 24 dão resultado positivo. De acordo com estudiosos, a taxa é considerada muito alta e acende um alerta no momento em que várias atividades estão sendo retomadas. 

Para o professor e pesquisador Emidio Matos, da UFPI, os setores que passaram por flexibilizações deveriam ser monitorados de maneira mais efetiva. "A gente está reabrindo vários segmentos, mas a gente não está testando esse segmentos para que possamos ter dados para saber se um determinado segmento teve um aumento de casos a partir dessa reabertura”, avaliou. 

Os índices de vacinação também preocupam. Até o momento, apenas 32% da população do Piauí está com o esquema vacinal completo, ou seja, tomou as duas doses das vacinas Coronavac, Pfizer e Aztrazeneca, ou a dose única da vacina da Janssen. "A gente ainda não avançou com imunização na velocidade que deveríamos avançar", avaliou o pesquisador Emidio Matos.

Para o médico infectologista, José Noronha, do Hospital Natan Portela, o momento é de atenção, cuidado e de não de relaxar as medidas de proteção. “Não é motivo para pânico, mas percebam que temos uma positividade alta, de quase 25%. Isso quer dizer que você deve continuar tomando os cuidados devidos”, destacou. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Imprimir