Cidadeverde.com

FMS quer atingir 95% de cobertura vacinal de crianças em Teresina

Imprimir


As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem abertas para a campanha nacional de multivacinação, que tem como objetivo regularizar a situação vacinal de crianças e adolescentes. Em Teresina, a expectativa da Fundação Municipal de Saúde é atingir uma cobertura de 95% em cada um dos imunizantes disponíveis para a faixa etária, como os que protegem contra difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, HPV, entre outras doenças 

“A estimativa é que a gente tenha uma cobertura de 95% em cada imunizante. A gente está em torno de 70%. Temos um contingente de crianças e adolescentes que precisam ser alertados sobre esse retorno nas salas de vacina”, explicou a gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto. 

Para conseguir alcançar a meta de imunização, será feita uma busca ativa, através do trabalho dos agentes comunitários de saúde. “A estratégia em Teresina vai ser disponibilizar os imunizantes nas 91 Unidades Básicas de Saúde e vamos contar com a ajuda do agente comunitário de saúde, que vai estar visitando as residências que têm crianças e adolescentes para estar verificando se esse cartão está em dia ou não, e recomendar a ida às salas de vacinas”, destacou.

Na campanha, que segue por todo o mês de outubro, são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais. 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais