Cidadeverde.com

Consumir medicamentos sem orientação médica é um risco para a saúde

Imprimir


Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

 

Apesar dos constantes alertas, muitas pessoas ainda possuem o hábito de consumir remédios sem a recomendação de um médico. Além de não resolver o problema, esse hábito pode causar complicações para a saúde.

Com a orientação de um médico, alguns outros cuidados são necessários para garantir a eficácia no tratamento e preservar o produto, como o correto armazenamento. 


Orientações

O primeiro passo para garantir a eficiência do tratamento é ouvir com atenção as orientações do médico. Ainda no consultório, leia a receita e verifique se as orientações estão claras.

Entre as orientações, o profissional indicará a quantidade e a periodicidade do consumo do remédio. Dessa forma, é muito importante seguir exatamente o que o médico indicar.

Além disso, é importante ler a bula. O hábito pode parecer simples, mas muitos não costumam se informar sobre o produto. Aliás, a caixa dos medicamentos também possui dados relevantes.

Por fim, lembre-se de consumir os medicamentos sólidos ou efervescentes com água. Isso porque o líquido não altera a ação do remédio. Além disso, realiza o transporte correto do produto ao trato gastrointestinal. Lembre-se: em caso de dúvida, o médico é o melhor aliado para responder as perguntas. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais