Cidadeverde.com

Piauí investe em criação de camarão e tilápia no semiárido

Imprimir

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), investiu R$ 1,8 milhões na implantação de unidades demonstrativas de agricultura biossalina que integram inovação e tecnologia para a criação de tilápia e camarão em pleno semiárido piauiense.

As comunidades quilombolas Silvino e Laranjo, no município de Betânia, e a comunidade Barreiro Fechado, no município de Campo Alegre do Fidalgo foram contempladas com o projeto. A ação é resultado do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

O diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido, Clébio Coutinho, acompanhou a etapa de povoamento dos tanques nas comunidades de Betânia. Segundo Clébio, o projeto auxilia nos problemas com a escassez hídrica e a salinidade da água da região semiárida. As comunidades recebem assistência técnica do EMATER e conta ainda com a atuação do Projeto Água Doce nas estações de dessalinização.

“Nas comunidades, foram investidos recursos no fortalecimento da atividade de ovinocaprinocultura, com implantação de pastagens, construção de centros de manejo e aquisição de matrizes e reprodutores (Laranjo e Silvino), apicultura e sistemas de reuso de água (Barreiro Fechado), além da implantação da Unidade Demonstrativa que contempla uma área irrigada para multiplicação de palma e atriplex (erva-sal) e tanques para criação de camarão e tilápia. É uma ação inovadora que promove o trabalho e a renda dos agricultores e agricultoras do semiárido”, explica.

As unidades demonstrativas também receberam uma estação fotovoltaica para geração de energia com a finalidade de sustentar todo o sistema de produção e a unidade de dessalinização.

“A ideia é fazer uma experimentação do resultado da utilização dessa água salinizada para o cultivo da tilápia e de camarão. Então são basicamente projetos experimentadores, onde os resultados serão avaliados posteriormente, se é viável ou não, para que possa ser replicado em outros projetos do estado, em outras comunidades, na perspectiva de segurança alimentar e também de complemento da renda na comercialização do excedente dessa produção”, avalia o coordenador do Projeto Viva o Semiárido e superintendente de Desenvolvimento Rural da SAF, Francisco das Chagas Ribeiro.

O agricultor Francisco da Silva, da comunidade Silvino, conta que a expectativa é grande para esta nova etapa de povoamento dos peixes e camarões nos tanques. “Estamos animados e queremos agradecer ao Governo do Estado, SAF e Emater. É um projeto que melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas”, conta.

O Projeto Viva o Semiárido é um acordo de empréstimo do Governo do estado do Piauí com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado através da Secretaria de Agricultura Familiar, com investimentos em projetos produtivos, capacitação de jovens e educação contextualizada no semiárido. O projeto já investiu mais de 60 milhões de reais em 89 municípios do semiárido, atendendo mais de 23.000 famílias.

Com informações Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais