Cidadeverde.com

Após onda de casos, prefeitura de Simplício Mendes quer apoio do MP para barrar Covid-19

Imprimir

Foto: João Bandeira 

Prefeito Márcio Moura (PSD)

Com o registro do aumento de mais de 100% de casos positivos para a Covid-19 no município de Simplício Mendes (a 416 quilômetros de Teresina) nas últimas semanas, a prefeitura da cidade vem buscando medidas para conter o avanço do vírus na região e barrar esse crescimento.

O prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura (PSD), explica que além do decreto municipal, estabelecendo restrições em eventos e toque de recolher, o município também acionou a Promotoria de Justiça para alinhar medidas de controle em conjunto com outras cidades próximas à Simplício Mendes.

“Fizemos um novo decreto onde colocamos várias restrições, questão de eventos, jogos esportivos, campeonatos, também a questão do toque de recolher a partir de 22h, e também entramos em contato com a Promotora de Justiça da Comarca de Simplício Mendes para também conversar com os municípios vizinhos para fazer as medidas em conjunto”, conta Márcio Moura.

Além dessas restrições, o município também realiza uma busca ativa com a testagem diária dos moradores através do Centro Covid da região.  

“Nós temos o Centro Covid, que funciona com três médicos, enfermeiros, toda a equipe, e a gente vêm fazendo uma testagem enorme, por isso essa quantidade toda de positivados, porque a gente faz diariamente uma testagem da nossa população, uma busca ativa”, esclarece o prefeito.

O gestor destaca ainda que a situação é preocupante e com o afrouxamento das medidas de restrições, eventos voltaram a ser realizados na cidade e os casos positivos foram aumentando.

“É muito preocupante, Simplício Mendes é uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes, uma cidade polo da região do Centro-Sul do estado do Piauí. A gente tinha zerado os casos no município, mas quando foi agora, devido ter afrouxado as restrições, tanto da parte do município quanto do governo do Estado, as festas foram voltando, as aglomerações foram voltando e os casos de três semanas para cá tem aumentado bastante”, destaca Márcio Moura.

De acordo com o Boletim Coronavírus divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Simplício Mendes, no último dia 5 de outubro a cidade possuía 55 casos ativos. Já 30 dias atrás, no dia 20 de setembro, o município possuía somente nove casos ativos e nessa terça-feira (19), a cidade apresentou 120 casos. 

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais