Cidadeverde.com

Atuações de jogadores nordestinos no futebol brasileiro

Imprimir

Quando atuava pelo Vasco da Gama o atacante Edmundo insatisfeito com uma arbitragem nordestina ao final de um certo jogo disse nas entrevistas que “quem manda escalar um Paraíba”.  

Foto: Ricardo Nogueira/CBF

A declaração repercutiu bastante porque era o mesmo que considerar o nordestino inferior aos nascidos em outras regiões do país, um incapaz.

Recentemente o Flamengo perdeu para o Fluminense por 3 x 1 e torcedores rubro-negros (não todos) passaram a pegar no pé de Renê, aos gritos de “Paraíba”. 

Renê é piauiense de Picos, brilhou no Sport Club Recife e já realizou 196 jogos com a camisa do rubro-negro, onde está desde 2017 participando de importantes conquistas do clube e chegando a ser homenageado como o melhor lateral -esquerdo de uma das edições do Campeonato Brasileiro.

A propósito de nordestinos com presença no futebol brasileiro, sem recorrer aos arquivos, relacionei algumas dezenas de jogadores com atuações em grandes clubes do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, no exterior e na Seleção Brasileira, ao longo dos anos e até os dias de hoje. Vamos aos nomes:

DE PERNAMBUCO

Ademir Menezes (artilheiro da Copa do Mundo de 1950), Vavá, Almir Pernambuquinho, Manga (goleiro), Zequinha, Alemar, Gildo, Ricardo Rocha, Givanildo, Terto, Juninho Pernambucano, Luciano, Hernandes, Nado, Bita.

DA BAHIA

Bebeto, Bobô, Aldair, Edílson, Vampeta, Keno.

DO CEARÁ

Hamílton Rocha, Babá, Pacoti, Jardel, Louro, Artur.

DE SERGIPE

Nunes, Clodoaldo, Diego Costa.

DE ALAGOAS

Dida (goleiro), Zagalo, Dida (atacante), Lula (goleiro), Roberto Firmino.

 DA PARAÍBA

Rinaldo, Hulk, Marcelinho Paraíba, Júnior, Mazinho, Santos (goleiro), Mateus Cunha.

DO MARANHÃO

Kléber, Canhoteiro, Maranhão, Caio.

DO PIAUÍ

Leonardo, Rômulo, Jonas, Toinho (goleiro), Eduardo, Rui Lima, Zé Maria, Carlinhos, Sima (este o maior goleador do Nordeste) e um dos maiores do Brasil.

DO RIO GRANDE DO NORTE

Dequinha, Marinho Chagas.

Vários desses jogadores atuaram na Seleção Brasileira e são campeões do mundo os seguintes:

- Vavá, Dida, Zagalo, Clodoaldo, Ricardo Rocha, Bebeto, Mazinho, Aldair,  Rivaldo, Edílson, Vampeta, Santos (goleiro campeão olímpico), Mateus Cunha (campeão olímpico).

Alguns desses jogadores nasceram em um estado e fizeram carreira em outro da região Nordeste e em seguida foram atuar no Sul, Sudeste e exterior.

FUTEBOL FEMININO

Marta (eleita a melhor do mundo várias vezes) é de Alagoas. Adriana, titular da Seleção Brasileira, é piauiense.

Maria Júlia (campeã  brasileira da Série B pelo Bragantino) é piauiense. Maria Alves (Palmeiras) é piauiense. Valéria (Benfica de Lisboa) é piauiense.

E temos muitos outros craques que brilham no futebol brasileiro e no exterior e não estão aqui relacionados.

Creio que fica bem claro que “Paraíba” também tem inteligência suficiente para jogar futebol. Apenas os desinformados não reconhecem.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais