Cidadeverde.com

Lagoinha do Piauí é escolhida pelo IBGE para teste do Censo Demográfico

Imprimir

Foto: Divulgação IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) inicia, a partir desta quinta-feira (04/11), o teste do Censo Demográfico na cidade de Lagoinha do Piauí, a 93 km ao Sul de Teresina. Todos os estados também estão realizando testes em seus territórios. 

"O teste é um exercício para as atividades do Censo que serão realizadas em 2022, possibilitando ao corpo técnico do IBGE a prática das atividades de coleta, manuseio dos equipamentos, aplicabilidade dos sistemas gerenciais, análise dos relatório, logística dos transporte, entre outros equipamentos", frisou o coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite. 

Lagoinha do Piauí é uma das menores cidades do Piauí. Segundo o Censo de 2010, havia 775 domicílios no município e cerca de 2.656 habitantes. Mesmo passando pelo teste, Lagoinha do Piauí será novamente recenseada durante o Censo Demográfico 2022, previsto para ocorrer entre junho e agosto do próximo ano. 

Entre os motivos apontados pelo IBGE para que a cidade fosse escolhida está o percentual da população vacina. Segundo dados do Governo do Piauí, divulgados pelo IBGE, 80% da população lagoinense já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 55% está totalmente imunizado contra o novo coronavírus. 

O teste será realizado na cidade entre os meses de novembro e dezembro. A equipe do IBGE pretende concluir a coleta de dados nos domicílios em até duas semanas e no restante do tempo avaliar a qualidade dos dados coletados. 

Ao todo, nove recenseadores estarão no município, que tem cerca de 67 km² de extensão. Os trabalhadores estarão uniformizados com boné e coletes azul com a logomarca do IBGE. No colete também terá o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. 

Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. que funciona das 8h às 18h, todos os dias. 

 

Nataniel Lima (Com informações do IBGE)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais