Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense 2022 começa dia 15 de janeiro e após dois anos volta a ter semifinais

Imprimir

Fotos: Ascom FFP

A Federação de Futebol do Piauí realizou nesta segunda-feira (8) o arbitral da Série A do Campeonato Piauiense de 2022. Ficou definido que a competição começa dia 15 de janeiro com oito clubes na briga por título - 4 de Julho, Altos, Corisabbá, Flamengo, Fluminense, Oeirense, Parnahyba e River. Uma das novidades também é o formato da competição, que após dois anos volta a ter semifinais. O Campeonato Piauiense 2022 você torcedor vai poder acompanhar de perto na tela da TV Cidade Verde - A Boa Imagem do Piauí. 

“Um arbitral tranquilo. Na primeira reunião nos percebemos que os clubes queriam que a competição acontecesse com semifinais e para isso precisamos iniciar no começo de janeiro e graças a Deus foi tranquilo. Nos tivemos que antecipar a própria CBF que está liberando competições para próximo ano a partir do dia 26 de janeiro, nós vamos começar 10 dias antes e assim ter duas ou três datas a mais”, explicou o presidente da FFP, Robert Brown.

Durante o arbitral foi definida a forma de disputa da competição que terá três fases. A primeira fase em sistema de pontos corridos, em jogos de ida e volta (turno e returno). Depois disso, os quatro primeiro colocados fazem a semifinal em dois jogos e os finalistas se enfrentam também em dois jogos. Tanto na semi como na final o mando de campo e vantagem para os clubes com o melhor índice técnico na primeira fase. A final também será realizada em dois jogos, com previsão de que o campeão seja conhecido no dia 3 de abril, data do jogo de volta.

“É um campeonato que dá a todos condições de chegar à final desde que faça um bom trabalho. O Altos sai satisfeito. Nos vamos disputar também a Copa do Nordeste e nos não podemos fazer a estreia de um elenco na Copa do Nordeste, né? Essa antecipação para o dia 15 ou 16 (de janeiro) nos permite fazer duas ou três rodadas antes de entrar na Copa do Nordeste e enfrentar um grande time do nordeste e de certa forma eu pensei nisso e concordei com a data”, disse o presidente do Altos, Warton Lacerda. 

O campeão piauiense de 2022 garante vaga da Copa do Brasil 2023, uma vaga para a Copa do Nordeste/2023 e uma vaga para a Série D/2023. Ao vice-campeão piauiense de 2022 será ofertada a segunda vaga para participação na Copa do Brasil/2023 e a segunda vaga para a Série D/2023.

O Piauiense 2022 também deve marcar o retorno do torcedor ao estádio e por isso, a FFP alertou os clubes quanto a necessidade de atualização dos laudos técnicos das praças esportivas o mais rápido possível, já que hoje todos os estádios do estado estão sem os laudos necessários. 

A comissão de vistoria dos estádios irá visitar os locais previstos para receber os jogos do estadual tanto no interior, quanto na capital. Dentre os documentos exigidos estão o laudo de segurança, o laudo de engenharia, além dos laudos da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a diretoria de competições da FFP, a previsão é de que o regulamento completo da competição e a tabela sejam divulgados até o dia 15 deste mês.

 

 

Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais