Cidadeverde.com

Festluso acontece de 22 a 28 com atrações nacionais e internacionais

Imprimir

Foto: Ascom/Festluso

Após uma pausa de um ano, devido à pandemia, o Festival de Teatro Lusófono -  Festluso 2021 volta a acontecer no seu palco fundador, Teresina, Piauí, reunindo a cultura, tradições e saberes de artistas de países que falam a língua portuguesa.

O evento acontecerá de 22 a 28 deste mês de novembro, com várias atrações, entre apresentações de grupos artísticos e oficinas  que serão concentradas no Espaço Cultural Trilhos, na Av. Miguel Rosa e no Theatro 4 de Setembro. O público presencial será limitado e terá que apresentar cartão de vacinação, uso obrigatório de máscara facial e uso de álcool em gel. O evento tem rea lização do Grupo Harém de Teatro, de Teresina. Patrocínio do Governo do Estado do Piauí – SIEC / Equatorial Piauí.

Devido à impossibilidade de alguns países conseguirem ter entrada no país, o evento terá pela primeira vez apresentações presenciais, mas também transmissões ao vivo e online. Ainda assim, a direção do Festluso reunirá a participação de Portugal, Moçambique e de grupos artísticos do Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e do Ceará. O evento é gratuito e será aberto oficialmente no palco central do Espaço Cultural Trilhos, no próximo dia 22, às 19 horas. Em seguida, 19h30, acontece a primeira apresentação do grupo de Salvador Vilavox, com a apresentação da peça “Medeia Negra”. Às 21 horas, a noite será ence rrada com o grupo musical de Teresina Bia e os Becks – Universo Quenga.

No dia 23, o evento tem a apresentação teatral solo com Klemente Tsamba, de Moçambique/Portugal, com “DIZCONTOS, contos sobre migração, às 19 horas, no Trilhos. No dia 24,  o ator global Chico Díaz, que, embora nasceu no México, é naturalizado brasileiro e mora no Rio de Janeiro, apresenta “A lua vem da Ásia, às 19 horas, no Teatro 4 de Setembro. Às 21 horas, o show Narcoliricista, com João Lucas, no Espaço Trilhos. No dia 25, a programação segue com a peça “Abrigo São Loucas II – a Quarentena”, do Grupo Harém, às 19 horas no Trilhos. No dia 26, apresenta-se o grupo Coletivo de Arte, Pesquisa, Movimentos, Gerações e Ancest ralidades – CAPEMGA, com o espetáculo “Pejorativo”.

No dia 27, direto de Portugal, o grupo Folha de Medonho – Loulé apresenta o espetáculo “Chama Mãe ao Coração – Diálogos do corpo e da palavra”. Em seguida, no palco do Espaço Trilhos, a apresentação de “CorpoCatimbó”, com Zé Viana Júnior e Pai Mesquita de Ogum, do Ceará. As 20h30, fechando o penúltimo dia do evento, espaço para a literatura e poesia piauienses com poetas do projeto “O Poeta e Sua Hora”, produzido e dirigido por Soraya Guimarães e Arimatan Martins. Por fim, a programação do dia 28 terá o espetáculo “O Quarto”, com transmissão ao vivo direto de Moçambique, com o grupo Maputo. O event o se despede com o grupo cearense Pavilhão da Magnólia com a apresentação “Há uma festa sem começo que não termina com o fim”. O Festluso 2021 tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí / SECULT / SIEC e Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais