Cidadeverde.com

72% dos brasileiros com mais de 55 anos reduziram o desperdício de água em 2021, diz pesquisa

Imprimir

Pesquisa realizada com a população com mais de 55 anos mostrou que houve uma maior economia de água neste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quer saber mais sobre como economizar também? Confira as dicas abaixo. 

A conta de luz e gás deixaram de ser as únicas prioridades com relação à economia de gastos mensais dos brasileiros. A falta de água tem causado preocupação na rotina de muitas pessoas e criar recursos para economizá-la tornou-se fundamental para conseguir fechar a conta no final do mês.

  Foto: Pexels / Steve Johnson

 
 
O racionamento da água acontece em paralelo a preocupação com a crise hídrica. Em todo o país, o período de escassez de chuvas tem castigado muitos estados que dependem da conscientização dos moradores para economizem água, e que assim possam abastecer suas casas. A preservação dos recursos naturais se torna, cada vez mais, pauta na casa das famílias brasileiras – que vêm fazendo a sua parte.

A Cleanipedia, portal de dicas de limpeza e sustentabilidade, solicitou uma pesquisa à Mintel (Práticas Sustentáveis no Lar - Abril de 2021),  onde ouviu que cerca de 72% dos entrevistados afirmaram que economizaram mais água que no ano anterior. Isso aconteceu por conta da mudança dos hábitos, que vão desde o uso mais consciente da água na pia da cozinha à redução da carga da máquina de lavar, passando, também, pela reutilização da água, por exemplo. 
 
Sabendo que são muitos os desafios, na hora de compreender como economizar água – principalmente em família –  a Cleanipedia preparou uma matéria especial com dicas essenciais para quem deseja dar aquela forcinha para o meio ambiente e, de quebra, sentir os efeitos positivos também nas contas do fim do mês.  
 
Veja como economizar água
 
Embora pareça difícil, controlar o uso de  água em casa é muito mais fácil do que parece. Determinar uma lista com as principais atividades que gastam água pode ser um excelente passo – desde contar o tempo do banho a repensar os ciclos da máquina de lavar.  
 
Todavia, um dos principais desperdícios vem do uso descomedido que não percebemos. A limpeza de áreas externas – como lavagem de calçadas e/ou do carro – acabam usando muito mais litros de água do que você pensa.  
 
Por esse motivo, papel e caneta na mão para anotar as dicas de como economizar água que os especialistas de Cleanipedia disponibilizaram.  

1 - Deixe as torneiras fechadas 

Seja na pia da cozinha, na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, uma torneira bem fechada e sem pingar pode economizar de 12 a 80 litros de água.  

2 - Lave a louça de uma vez 

Com a torneira fechada, primeiro passe a esponja e detergente em todos os utensílios. Depois, enxágue tudo de uma vez e otimize o uso da água diminuindo o fluxo da torneira. 

3 - Lave roupas com controle 

A máquina de lavar tem um dos maiores gastos de água nas casas, cada período consome entre 82 a 168 litros! Por esse motivo, diminua a frequência de uso juntando o máximo de roupas sujas por ciclo. 

4 - Use bons produtos 

Segundo pesquisa da Mintel, mais de 51% dos compradores brasileiros acreditam que usar menos recursos naturais é um atributo importante para as marcas serem sustentáveis. Por isso, utilizar bons produtos – que economizam água e não agridem o meio-ambiente, vem se tornando prioridade para a população.

 

Você pode conferir outras dicas indispensáveis para economizar água no infográfico abaixo. Faça um checklist na sua casa e oriente quem mora com você a repensar algumas atitudes! 
 


Fonte: Cleanipedia


 
Cleanipedia sabe que economizar deixa todo mundo feliz e acredita que a preocupação com o meio ambiente melhora o bem-estar de todos. O portal, que atualmente conta com cerca de 1 milhão de acessos mensais só no Brasil, ensina os melhores métodos de limpeza e produtos para deixar a casa arrumada, limpa e segura – além de dar dicas simples e práticas para famílias brasileiras diminuírem o desperdício. 

 

Da Redação
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais