Cidadeverde.com

Dr. Pessoa quer criar Secretaria de Saúde e dividir a Fundação Municipal em diretorias

Imprimir

Foto: Ascom/PMT


A Prefeitura de Teresina estuda a criação da Secretaria Municipal de Saúde e dividir a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em três diretorias.

O projeto está sendo elaborado a pedido do prefeito Dr. Pessoa (MDB) e será encaminhado em janeiro à Câmara Municipal. 

A ideia de Dr. Pessoa é voltar a hierarquia anterior que chegou a existir na gestão do prefeito Firmino Filho. 

A proposta é de instituir a Secretaria Municipal de Saúde, que vai gerenciar a questão administrativa, uma Fundação para cuidar dos hospitais e UBS e outra fundação para cuidar da assistência básica de saúde. 

O organograma existia na gestão passada, foi mudada quando o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes assumiu a Fundação e defendeu um órgão mais conciso, enxuto.

O prefeito Dr. Pessoa quer dividir a fundação para otimizar os serviços de saúde, melhorar a relação do presidente Gilberto Albuquerque com as instituições médicas e de saúde. Outra vantagem é agilizar as demandas que são grandes na FMS, já que o órgão administra um dos maiores orçamento do município. 

O projeto conta com a resistência de grupos dentro da prefeitura e do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. Segundo ele, a divisão em diretoria não trouxe bons resultados nas gestões passadas. 

A mudança terá que partir de um Projeto de Lei enviado pelo Executivo ao Legislativo e para ser colocada em prática necessitará do apoio da maioria dos vereadores.

Dr. Pessoa, que é médico, defende mudanças na Fundação e busca apoio para sua reforma administrativa que pretende fazer no início do próximo ano. 

O Cidadeverde.com teve informação que amanhã haverá uma reunião entre o vereador Renato Berger, líder do governo, com o prefeito e secretários para tratar que novos projetos que serão encaminhados à Câmara Municipal. 

 

Flash Yala Sena e Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais