Cidadeverde.com

Piauí terá identidade digital e RG com QR Code para combater fraudes

Imprimir


Comprar qualquer produto ou bens usando o QR Code, barra de informação digital, já virou rotina para o piauiense. Diante dessa facilidade e para combater fraudes, o Instituto de Identificação do Piauí passará a expedir, a partir do próximo ano, nas duas modalidades: uma carteira de identidade digital e outro RG físico com QR Code. 

O diretor do Instituto de Identificação, Juarez Gonçalves Carvalho, esclareceu que RG físico, ou seja, aquele impresso no papel não vai deixar de existir, pelo menos por enquanto, mas terá uma barra de código.  Este código é que permite ao usuário baixar a versão digital do documento no celular. 

“A vantagem de se ter o RG eletrônico é que vamos ter padrões nas emissões e vai acabar com os prontuários físicos, serão eletrônicos, e vai ter sistema de verificações biométricas que é garantir a unicidade no cadastro, além de combater a fraude”, disse Juarez Gonçalves.  

Ele explicou que o novo documento seguirá as normas do o decreto federal 9278/2018. 

O novo serviço seria ofertado dia 3 de janeiro, primeiro dia útil, mas enfrenta problema de falta de equipamento e está sendo programado para lançar em fevereiro.

Horário de funcionamento:

Prédio do Centro de Teresina – 7h30 às 13h
Shopping Rio Poty – 8h às 18h
Espaço da Cidadania – Ladeira do Uruguai – 8h às 16h

Juarez Gonçalves/foto: Yala Sena

Evitar filas

O diretor do Instituto pediu que as pessoas não venham todos de uma vez logo cedo da manhã, que diluía a chegada para evitar filas na emissão das carteiras de identidade.

“É uma cultura de enfrentar filas. Aqui não tem senha, todos são atendidos”, disse o diretor.

Por dia são mais de 350 atendimentos no prédio do Centro de Teresina.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais