Cidadeverde.com

Piauí pode ser o dono do maior cajueiro do mundo

Imprimir

De apenas uma castanha que se espalhou por uma área com extensão superior a 8.830 metros quadrados sombreando uma região cercada de riquezas naturais, nasceu o maior Cajueiro do Mundo, o Cajueiro Rei com raízes na cidade que homenageia o fruto, Cajueiro da Praia, localizado a 400 quilômetros da capital do Piauí, no extremo litoral norte.  

Buscando comprovar que o Piauí tem o “maior cajueiro do mundo”, a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia realizou uma solenidade no último dia 10, reunindo autoridades, pesquisadores e moradores da região para demonstrar os dados científicos, que comprovam as medições precisas referentes a dimensão do cajueiro.
Durante solenidade realizada ao lado do “Maior Cajueiro do Mundo”, os pesquisadores destacaram todo o trabalho realizado para medição do Cajueiro. 

Os pesquisadores utilizaram como ferramenta o Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando imagens de satélite da árvore, além de softwares que mediram o perímetro e a área ocupada. O Cajueiro de Cajueiro da Praia, mede 8.834 metros quadrados e 732 metros de perímetro. 

Uma medição comprovada e publicada no periódico Internacional Genetics and Molecular Research (GMR), pelos professores radicados nas Universidades Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os pesquisadores comprovaram cientificamente que o Cajueiro, aqui do Piauí, realmente tem uma área de copa maior do que o cajueiro de Parnamirim (RN) que tem o equivalente a8.500 metros quadrados.

“O Cajueiro do Piauí não tem tronco único. Ao longo do tempo, ele foi se ramificando e estas ramificações foram se enterrando no solo e reemergindo como se fossem novos caules”, ressalta o professor e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí, Francisco Soares. 

Durante a solenidade, os pesquisadores assinaram o documento que será enviado para análise para o Guiness World Records que deve responder em até 12 dias se o cajueiro piauiense é realmente o maior do mundo.

“Esta solenidade é muito importante para todos que fazem parte de nossa cidade, que este mês de dezembro, completa 25 anos de emancipação política, bem como para todo o Estado do Piauí. Hoje, apresentamos ao mundo o maior Cajueiro que existe no planeta. Isso tanto nos honra e principalmente, porque lutamos todos os dias pela sua preservação. O levantamento de dados com medições do cajueiro, revela que a árvore se espalhava por uma área bem grande. O cajueiro conta a nossa história”, enfatiza o prefeito Felipe Ribeiro.

De acordo com o secretário municipal de Turismo de Cajueiro da Praia, Thiago Soares, o município está cumprindo todas as etapas impostas pelo Guinness para a tentativa de eleger o Maior Cajueiro do Mundo. “Contamos com o apoio da população, autoridades e principalmente, dos professores pesquisadores: Francisco Soares, Wellington Rodrigues, Fabrício Amaral, Sergio Valente, Anderson Mendes, Caio Soares, Mauricio Amaral, e aos demais que contribuíram para o levantamento de dados que comprovam que realmente, o Piauí, o município de Cajueiro da Praia - tem em suas terras, o Maior Cajueiro do Mundo. Nosso Cajueiro – Rei”, disse Thiago Soares.

Participaram da solenidade: professores das Universidades Federal e Estadual do Piauí, comunidade, escritores, deputado federal Flávio Nogueira e deputado estadual, Flavio Nogueira Filho, prefeitos de Ilha Grande, Marina Brito e de Nazaria, Osvaldo Bonfim.


Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais