Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina avalia se exigirá “passaporte da vacina” em órgãos públicos

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), afirmou nesta quarta-feira (15) que deverá observar as decisões do que ele chamou de tripé - Organização Mundial de Saúde (OMS), Governo Federal e Comitês Científicos - antes de definir a exigência do passaporte da vacina na capital. 

“Vamos sempre obedecer as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde, vamos obedecer os COEs, apesar de ser médico e ter consciência das coisas vamos obedecer as decisões dessa tríade, governante e não governante”,explicou. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, explicou em entrevista ao portal Cidadeverde.com que o Poder Municipal aguarda as definições a nível nacional para decidir sobre a exigência de comprovação para entrada em órgãos públicos da capital. 

“Ainda estamos aguardando essas definições, a nível nacional, ela ainda está em discussão e a nível local também. Então ainda não sabemos essa definição final”, explicou o secretário. 
No Piauí, o comprovante de vacina já é exigido para entrada em órgãos estaduais, a exemplo o próprio Palácio de Karnak. No governo federal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se posicionou contra a exigência do documento. 

A nível nacional, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se posicionou contrário a exigência do passaporte da vacina. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta se manterá a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a obrigatoriedade do passaporte da vacina para viajantes que chegarem ao país.

A implementação proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao governo federal, também foi criticada pelo presidente. 

As declarações dos gestores municipais foram dadas no final desta manhã durante a assinatura do contrato para a Construção de uma escola de ensino fundamental de tempo integral, com 24 salas de aulas incluindo ginásio poliesportivo.

 

Flash Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais