Cidadeverde.com

Piauí confirma quatro casos da variante Delta em pacientes de 21 a 58 anos

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou no início da tarde desta quarta-feira (15) que quatro pacientes no Piauí contraíram a variante Delta, mutação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. A Delta é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), e é mais contagiosa do que a cepa original. O estado ainda não registrou nenhum caso da variante Ômicron. 

Os casos da variante Delta no Piauí ocorreram no mês de outubro e não há registro de internações e óbitos entre os infectados. Entre os contaminados estão três pessoas de Teresina e um da cidade de Picos, com idades que vão de 21 a 58 anos. O Piauí foi o último estado do brasileiro a detectar casos da variante Delta. 

“A Sesapi continua vigilante com a situação da pandemia no Piauí, e quando percebemos qualquer alteração nas amostras de casos positivos enviamos para nosso laboratório de referência, para realização do sequenciamento genético. Desta vez foram detectados casos da variante Delta no estado, que era o único sem registros no país” explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães. 

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) do Piauí, não há registro no Sistema de Notificações de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, de internações ou óbitos desses pacientes, que foram contaminados pela variante Delta. O centro também já notificou os municípios onde os casos foram registrados. 

As amostras foram sequenciada pela FioCruz no Rio de Janeiro e o resultado foi liberado na manhã desta quarta-feira(15). Ao todo foram enviadas 95 amostras e destas apenas 28 possibilitaram o sequenciamento genético, que confirmou a variante Delta em quatro infectados pelo SARS-CoV-2. Os resultados indicaram a circulação de duas diferentes linhagens de SARS-CoV-2 no estado, a Gamma (P.1) e Delta (B.1.617.2). 

O secretário de Saúde, Florentino Neto, faz uma nova alerta à população e aos municípios para que intensifiquem a vacinação contra a Covid-19, pois esta é a principal arma para evitar o surgimento de novas variantes. 

“Precisamos continuar a imunizar ainda mais, para não termos novas variantes como a Delta, que já está no nosso estado, e a Ômicron, já registrada em alguns estados brasileiros”, destaca o secretário.

O gestor reforça a importância da vacinação da população completar o esquema vacinal. 

“Importante ainda também mantermos os cuidados sanitários, que ajudam na prevenção da doença, como uso de máscara, uso de álccol e evitar aglomerações”, frisa Florentino Neto.

Fiocruz explica aqui sobre a variante Delta

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais