Cidadeverde.com
Política

Wellington Dias se reúne com vice-governadora do Ceará

Imprimir

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias se reuniu, na tarde deste sábado (18), em Fortaleza, com a vice governadora do Ceará, Izolda Cela. O encontro foi para discutir parcerias e serviços em conjunto entre os estados. Também foram tratados assuntos referentes aos trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio Nordeste.

“É importante essa troca de informações e propostas de parcerias que impulsionam o desenvolvimento de nossos estados”, declarou governador Wellington Dias.

O Estado do Ceará, através do Governador Camilo Santana e vice-governadora Isolda Cela, que foi Secretária da Educação no Estado, coordena a Câmara Temática da Educação no Consórcio Nordeste, com secretários (as) da Educação da Região e outras equipes técnicas.

No Consórcio Nordeste são 18 Câmaras Temáticas aprovadas, destas 15 já com trabalhos bem avançados na unificação de políticas com ótimos resultados em um ou mais Estados do Nordeste ou mesmo de políticas inovadoras ou de outras experiências do Brasil e do mundo que estão se transformando, após apreciadas no Comitê Administrativo Nordeste e aprovação do Conselho dos Governadores do Nordeste em políticas para Região Nordeste.

A Previdência Nordeste, Política para Agricultura Familiar e Produção de Alimento Saudável, Energias Limpas Nordeste, Força Integrado de Segurança e Inteligência Integrada Nordeste, Nordeste Acolhe para órfãos de Covid Nordeste, Comitê Científico Nordeste, Central de Compras Nordeste são políticas já implantadas ou em implantação pelos nove estados da região.

O governador Wellington Dias, por teleconferência participou de entendimento com o governador Camilo Santana e de forma presencial com a vice-governadora Izolda Cela, onde foram niveladas informações para no início de 2022 nortear a apresentação das Políticas Públicas, resultados do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses pela Câmara Temática da Educação, Cultura, Ciência e Fomento à Inovação, principalmente para implantação como prioridade dos Estados do Nordeste e em parceria com Municípios, de metas para avançar na Educação na Idade Certa e Qualidade na Educação.

“O Ceará é grande destaque nestas duas políticas, a partir da experiência de Sobral e se transformou em Política Estadual com grandes resultados já no Governo do Governador Cid Gomes e Camilo Santana. Basta ver a evolução e crescimento do IDEB dos municípios do Ceará. O Consórcio Nordeste tem como uma de suas missões transformar casos de sucesso na gestão pública em Política para todo Nordeste, melhorando a vida do nosso povo”, disse Wellington.

“No início do ano acertamos agenda da Câmara Temática da Educação e vou dialogar também com a Nádia Dutra, Secretária da Educação do Maranhão, que também coordena grupo técnico para o plano de redução do analfabetismo na região, rede de educação profissionalizante que cresce no Nordeste e outras políticas. É dia 18 de janeiro, no Recife, daremos posse ao novo Presidente do Consórcio Nordeste, Governador Paulo Câmara e apresentarei o importante trabalho das nossas equipes da Região Nordeste”, afirmou o governador.

“São algumas medidas adotadas, integrando as ações e recursos do Estado e municípios e com bons resultados. E se bem trabalhadas podem fazer uma grande diferença para melhorar indicadores da educação na região Nordeste”, disse a vice-governadora Isolda.

Da Redação
[email protected]

Imprimir