Cidadeverde.com

Nova maternidade está com 90% de conclusão da sua estrutura

Imprimir

Foto: Roberta Aline

 

O governador Wellington Dias esteve, nesta terça-feira (21), conferindo o andamento das obras da nova maternidade de Teresina. Com 90% de sua estrutura em fase de conclusão, a maternidade de referência deve ser entregue ainda no primeiro trimestre de 2022. O novo equipamento público vem para melhorar e suprir a demanda da Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na capital piauiense.

Para o governador Wellington Dias, essa é uma obra que vai colaborar para a saúde da mãe e do bebê e, principalmente, ajudar a diminuir os índices de mortalidade que em outras épocas eram altas. “Temos investido na descentralização da saúde para que todos tenham acesso a serviços e atendimentos e aqui na nossa nova maternidade não será diferente. Um novo equipamento público de alta complexidade e com tudo do que há de mais moderno para garantir que nossos piauienses venham ao mundo com segurança ao lado de suas mães”, afirmou 

Sobre o andamento das obras, o secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles explicou que os serviços seguem dentro do calendário. “Estamos seguindo dentro do cronograma estipulado e chegando a 80% dos recursos investidos. Até março de 2022, a obra estará pronta para ser usada para a sua finalidade: atender mães e bebês do nosso Estado. Estaremos diante de uma das maiores obras em saúde pública do Piauí”, disse.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Veras, a licitação dos equipamentos já está acontecendo concomitante à finalização das obras estruturantes. Ele destacou ainda a singularidade da obra para a população piauiense. “Essa é uma ação de saúde pública mais importante da história do Piauí nos últimos 50 anos. Nós temos uma rede organizada que começa na Saúde da Família com o primeiro atendimento, depois o atendimento especializado, depois com as maternidades nos hospitais regionais e àqueles casos que exigem um tratamento maior da mãe ou bebê são encaminhados para a referência, que é a maternidade da capital”, explicou Dias.

Para a aquisição dos equipamentos, a deputada federal Rejane Dias garantiu a destinação de emenda no valor de R$ 1 milhão. “É uma rede que se integra ao Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), na área de reabilitação e na medida que se estrutura um hospital como este, além desse cuidado com a saúde da mulher, nós podemos evitar novas deficiências porque vai contar com equipamentos modernos, uma estrutura mais adequada e profissionais capacitados”, explicou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais