Cidadeverde.com

Cendrogas destaca a reinserção social e quase 4 mil atendimentos em 2021

Imprimir

Foto: Ascom/Cendrogas

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas - PI) divulgou nesta quinta-feira (30) o balanço das ações realizadas pela pasta ao longo de 2021. 

Em 2021, a Cendrogas firmou novos termos de parcerias elevando o número de vagas para 967, distribuídas em todos os Territórios de desenvolvimento do Estado e contemplando os públicos: adolescentes (feminino e masculino), adultos (feminino e masculino) e mãe nutriz, bem como pessoas oriundas das audiências de custódias do Tribunal de Justiça. 

Além disso, foi assinado em parceria com a Fazenda da Paz o Projeto de Reinserção Social que objetiva capacitar de forma direta 480 egressos de comunidades terapêuticas e, de forma indireta, mais de 1500(mil e quinhentas) famílias.

Através do Projeto serão ofertados cursos de marcenaria, serviços gerais, doces e salgados, mecânica de motos e manutenção predial. Estas capacitações serão oferecidas no Centro de Reinserção Padre Pedro Baizi, localizado na Rua Simplício Mendes, 1698, Bairro Vermelha.

“A Cendrogas juntamente com a Fazenda da Paz celebrou este Termo que tem o objetivo de capacitar os egressos e seus familiares, preparando eles para o mercado de trabalho. No início serão oferecidos 5 cursos”, informou Cida Santiago, coordenadora geral da CENDROGAS.

Por meio das parcerias, também são financiadas entidades que desenvolvem trabalhos de prevenção às Drogas e em 2021, aproximadamente 3.932 foram assistidas nos públicos de moradores de rua, crianças, adolescentes, jovens e adultos. 

As atividades foram realizadas de forma híbrida, até meados do mês junho devido à pandemia. Contudo, as entidades que trabalham com a prevenção já se encontram realizando suas atividades de forma presencial, atendendo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde - OMS.

Em decorrência da pandemia pelo Novo Coronavírus, durante o ano/2020 e 2021, a Coordenadoria implantou o Projeto “Atendimento Humanizado em tempos de Pandemia” objetivando disponibilizar ao público serviço de apoio/orientações psicológicas de forma virtual para ajudar os acolhidos e seus familiares no pós-tratamento. Bem como, ajudar esse público a conseguirem atravessar as barreiras encontradas no período pandêmico.

No ano de 2021 foram realizadas até o mês de outubro 260(duzentos e sessenta) atendimentos online, contemplando os municípios: Teresina, Regeneração, Água Branca, Floriano, Porto e Oeiras.

Na prevenção destacamos a Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube que utiliza práticas esportivas e educacionais, atendendo em média 200 (duzentos) adolescentes, jovens e adultos, estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior no município de Teresina, como também, suas famílias e a comunidade em geral oriunda de demanda espontânea e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Por fim, esta Coordenadoria encerra o ano de 2021 com saldo positivo em suas ações que através de trabalhos em parcerias com entidades governamentais e não governamentais buscou descentralizar essas ações para assim alcançar maior número de assistidos pela política sobre drogas no Estado”, ressaltou Cida Santiago.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais