Cidadeverde.com

Mesmo com dengue sob controle, Piauí registra aumenta de 57% no número de casos

Imprimir

Foto: Rodrigo Nunes/Ministerio da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do setor de Entomologia, atesta que a Dengue está sob controle no Piauí. Os dados, no entanto, demonstram que o estado encerra o ano de 2021 com aumento de 57% no número de casos se comparado a 2020. 

“Nosso último boletim aponta que em 2021 temos registrados 3.446 casos de dengue. O valor abaixo do esperado, uma vez que a serie histórica do estado apontaria para uma média de casos acima de 6000 por ano. Os números são bons, mas ainda podemos melhorar se mantivermos e reforçarmos os cuidados já adotados”, aponta o supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar

Já em 2020, o número de casos registrados no estado foram de 2.186 em 119 municípios. 

45 cidades em situação de alerta

Dados mais atualizados do LIRAa/LIA, pesquisas larvária sobre o agente transmissor das arboviroses dengue, Zika e Chikungunya que apontam sobre o índice de incidência das larvas nos municípios do estado demonstram que dos 209 municípios piauienses que realizaram o registro de dados para a pesquisa, 161 municípios encontram-se em situação satisfatória na presença das larvas, 45 municípios foram registrados em situação de alerta e 03 municípios se encontram em situação de risco. 15 municípios não forneceram dados para compor a pesquisa.

Evitar o acúmulo de água parada, limpeza de ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito são medidas simples que ajudam a evitar novos casos dessas doenças.

 

Nataniel Lima (Com informações da Sesapi)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais